Categorias
notícia

Escuta Ciência: Apruma estreia programa de divulgação científica

Primeiro episódio (clique aqui para ouvir) aborda a poluição da areia e da água intersticial na praia do Olho d’Água, em São Luís, baseado na dissertação de mestrado de Osmar Luís Silva Vasconcelos, com o título “Avaliação da contaminação microbiológica em praias de macromaré: uma proposição de metodologia”, sob orientação do professor doutor Jorge Luiz Silva Nunes, coordenador do Laboratório de Organismos Aquáticos do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA.

Escuta Ciência é um programa de áudio, resultante da Oficina de Divulgação Científica realizada durante a greve dos docentes e técnicos administrativos da UFMA.

A oficina, ministrada pelos professores Ed Wilson Araújo e Carlos Agostinho Couto, com o apoio da Apruma Seção Sindical, tem o objetivo de transformar trabalhos científicos em podcast e programas de rádio, no formato de entrevista.

Durante as aulas teóricas, os participantes estudaram trabalhos científicos (dissertação de mestrado) para compreender os principais conceitos das pesquisas: a teoria, a metodologia, os resultados alcançados e a relevância do estudo para a sociedade.

Depois dessa etapa, os participantes desenvolvem roteiros de entrevista e convidam os pesquisadores para o trabalho prático de gravação e edição, no Laboratório de Rádio.

Os objetivos da Oficina de Divulgação Científica são: compreender as diferenças e aproximações entre o campo científico e o campo da comunicação; visualizar a comunicação como forma de mediação da produção científica; e traduzir os trabalhos acadêmicos para linguagem acessível ao público geral, em programas de áudio.

O programa “Escuta Ciência” ficará ancorado no site da Apruma Seção Sindical e o arquivo de áudio pode ser baixado e veiculado nas emissoras de rádio, inclusive as comunitárias.

O primeiro episódio, gravado quinta-feira (9 de maio), abordou a poluição da areia e da água intersticial na praia do Olho d’Água, em São Luís, fruto da dissertação de mestrado de Osmar Vasconcelos, sob orientação do professor doutor Jorge Nunes, do Departamento de Oceanografia.

A edição e a finalização do programa são do mestrando em Comunicação e técnico do Laboratório de Rádio, Jorge Sousa, com apoio da professora do IFMA (Centro Histórico), Nereida Dourado, nas redes sociais.

O tema poluição da água intersticial foi também objeto de uma reportagem do jornalista Ed Wilson Araújo (leia abaixo)

Imagem destacada / Adultos e crianças utilizam a areia sem noção do perigo da contaminação por bactérias / Foto: Dissertação de Osmar Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.