Categorias
notícia

UFMA despreza orientação de TCC

Imagem destacada / Cerimônia de defesa do TCC: professor orientador Arnold Filho, professor membro da banca avaliadora Marcos Figueiredo, o estudante Lucas Gonçalves e o professor coorientador Ed Wilson Araújo

Causa indignação e total repúdio a omissão dos nomes dos professores orientadores do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno autista Lucas Marques Araújo Gonçalves, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ele desenvolveu um excelente trabalho, intitulado “A popularidade dos artistas na Era de Ouro do rádio: a construção da celebridade de Emilinha Borba e Marlene”

Aluno brilhante, Lucas Gonçalves teve assistência dos tutores da Diretoria de Acessibilidade (Daces-UFMA), formada por uma equipe multidisciplinar que deu total apoio ao estudante.

Segundo a Daces, Lucas é o primeiro estudante com Transtorno de Espectro Autista (TEA) a concluir sua graduação na UFMA e foi aprovado com nota máxima (10) no TCC.

É muito importante também lembrar e registrar que ele teve orientador e coorientador; respectivamente, os docentes José Arnold da Serra Costa Filho e Ed Wilson Ferreira Araújo.

Foram dias e noites, horas e horas de trabalho, inclusive fora do horário normal da UFMA. Lembro especialmente de uma sexta-feira, quando tive de sair às pressas no início da missa de sétimo dia de uma família amiga para correr muito, chegar em casa 21h sem jantar e ter uma das tantas orientações. Isso sem contar as constantes demandas por WhatsApp, até nos fins de semana.

Apesar de todo esse esforço e trabalho, meu nome de coorientador não teve registro nas redes sociais da UFMA, conforme prints abaixo:

Publicação do Instagram sem os nomes do orientador e coorientador. O mesmo textão foi reproduzido no Facebook

A UFMA só registrou a orientação e coorientação na matéria do site (no último parágrafo!), mas omitiu a informação nos textões das redes sociais.

Para mim, professor Ed Wilson Ferreira Araújo, não é surpresa que a UFMA tenha deletado meu nome da orientação nas redes sociais.

Sigamos em frente. A luta continua.

2 respostas em “UFMA despreza orientação de TCC”

Apesar de o fascismo ter sido derrotado na eleição passada…aparenta que algumas práticas permanecem no serviço público, como o desprezo pelos professores que trabalham. Triste.

O primeiro aluno autista a apresentar o TCC é o marco para a educação pública e a equipe dos orientadores e com o tema monográfico maravilhoso!
Lamentável descaso ! Mas, o trabalho existe! A situação foi exposta como luta e reflexão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.