Antigo posto da Telma abriga emissora via cabo e rádio web em Primeira Cruz, nos Lençóis Maranhenses

Nas cidades mais antigas do Maranhão, os orelhões e o velho posto telefônico da Telma (Telecomunicações do Maranhão S.A.) ainda fazem parte da paisagem.

Em Primeira Cruz, município localizado no território dos Lençóis Maranhenses, o posto da ex-Telma serviu de sede para uma rádio comunitária (Oceânica FM) entre 2002 e 2012 e hoje é utilizado por um formato “híbrido” de comunicação: um sistema de som via cabo (Stúdio 90°) e a rádio 90° na web.

Veja no vídeo abaixo como tudo aconteceu e as emissoras atuais em funcionamento.

Caixa de som distribui a programação das rádios via cabo e web no
Centro de Primeira Cruz. Imagens e edição: Marizélia Ribeiro

O local é também uma estação de produção de vinhetas, spots e peças publicitárias em geral para os estabelecimentos comerciais e eventos.

As emissoras e a estação foram fundadas e são gerenciadas pelo radialista Orlando Brandão. O batismo de 90° é alusivo a um dia de trabalho, quando ele gravava uma peça publicitária e, devido ao calor intenso, saiu do estúdio banhado de suor.

Nesse vídeo, com imagens e edição de Marizélia Ribeiro, conversamos com Orlando Brandão sobre a comunicação local em Primeira Cruz.

Imagem destacada / radialista Orlando Brandão conversa com Ed Wilson Araújo, tendo ao fundo um antigo orelhão no ex-posto da Telma, em Primeira Cruz. Foto: Marizélia Ribeiro

Um comentário em “Antigo posto da Telma abriga emissora via cabo e rádio web em Primeira Cruz, nos Lençóis Maranhenses”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *