II Festival de Circo de São Luís terá eventos on line

Acontecerá de 17 a 21 de dezembro o II Festival de Circo de São Luís. O evento é organizado pelo coletivo “O Circo Tá na Rua” e será realizado com recursos da Lei Federal nº. 14.017, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão através do Edital nº 05/2020/UGCAC/SECMA. A proposta do festival é divulgar, incentivar e dar visibilidade à arte circense no Maranhão, além de amparar os artistas circenses impactados pela pandemia do Covid-19.

A primeira edição do Festival de Circo de São Luís foi realizada de forma independente, em 2018. Foram três dias de programação diversa, que contou com imersão nas artes circenses, intervenções em espaços públicos, exibição de filmes e rodas de conversas sobre temáticas relativas ao circo e à arte circense. As atividades reuniram um grande público e o acesso foi inteiramente gratuito.

O coletivo “O Circo Tá Rua” tem sete anos de existência (2013-2020) e o seu propósito é a difusão da arte circense e a ocupação de espaços públicos por meio de treinos de circo gratuitos que acontecem às segundas-feiras, na praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.

“O Circo Tá Rua” tem se estabelecido como referência enquanto arte circense local e vem acumulando ao longo desses anos participações na agenda cultural da cidade em parceria com repartições públicas e empresas privadas, além de produzir constantemente eventos independentes, como saraus, festivais e o próprio espaço para “treino aberto” que se mantém como atividade semanal.

Em meio à pandemia, o coletivo se reinventou, intensificando suas ações nas redes sociais, promovendo lives, entrevistas e conteúdos informativos sobre a arte circense e suas nuances.

A proposta do II Festival de Circo de São Luís é manter o formato online. A programação durante os quatro dias será composta por apresentações de espetáculos, números circenses, oficinas, entrevistas e lives.

O material será disponibilizado nas plataformas digitais: Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e, também contará com podcasts nas plataformas Deezer e Spotify. Vale ressaltar que todos os participantes diretos da 2º edição do Festival de Circo de São Luís serão artistas circenses maranhenses.

A programação detalhada será divulgada em breve e poderá ser encontrada nas seguintes páginas:

Instagram: www.instagram.com/festivaldecircoslz/?hl=pt-br / www.instagram.com/ocircotanarua/?hl=pt-br;

Facebook: https://www.facebook.com/II-Festival-de-Circo-slz-106733851256502; Twitter: @festcircoslz.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsgleu_Blsu8QOYDXHhXGRQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *