Categorias
notícia

Projeto de ensino leva conscientização à comunidade da Vila Embratel para combater o Aedes aegypti

Com a chegada do período chuvoso, aumentam os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. Para alertar sobre formas de prevenção destas e de outras doenças, um projeto de ensino universitário leva informações, por meio de rodas de conversas, à comunidade da Vila Embratel com foco na conscientização e educação em saúde.

A atividade para além dos muros da universidade faz parte do projeto de ensino “Vivências e Práticas a partir da realidade social/estratégia”, desenvolvido por estudantes do 4º e 5º períodos dos cursos de enfermagem e medicina, sob a coordenação das professoras Maria do Carmo Lacerda Barbosa e Maria Raimunda Santos Garcia, ambas do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“O projeto beneficia tanto os estudantes quanto a comunidade. Sair dos muros a universidade, conhecer a comunidade a sua volta e aprender com a realidade social é uma metodologia muito eficaz no desenvolvimento da cidadania. Os alunos vivenciam atividades práticas e a comunidade é beneficiada com as informações e educação em saúde”, afirma a professora Maria do Carmo. 

No primeiro encontro, o diálogo foi sobre a Chikungunya, tema escolhido pela própria comunidade. Professores e estudantes alertaram sobre as formas de prevenção da doença como hábitos simples, mas eficazes para combater a proliferação do mosquito como manter ambiente limpo e evitar água parada. Também se falou sobre os sintomas da doença e as suas consequências para a saúde. 

“A forma mais eficaz de prevenir doenças como a dengue, chikungunya e zika é evitar a proliferação do mosquito e a ajuda das pessoas, começando por suas casas, é fundamental neste processo”, explica a professora Maria Raimunda Garcia. 

A acadêmica de enfermagem, Sara dos Santos Silva, recomendou aos moradores da Vila Embratel para serem multiplicadores de informações. “É importante que estas informações discutidas aqui durante nossos encontros sejam repassadas aos vizinhos e familiares visando conscientizar mais pessoas”, diz a acadêmica. 

De acordo com o Ministério da Saúde, há uma projeção do aumento de casos de dengue para o início do ano de 2024. O calor e chuva formam uma a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite não só a dengue, mas também os vírus da Chikungunya e da zika, doenças que muitas vezes deixam sequelas musculoesqueleticas que podem durar anos. Por isso, todo cuidado da comunidade em não deixar água parada nas suas casas é fundamental para evitar que o mosquito se prolifere e transmita doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.