Categorias
notícia

Rádio comunitária e literatura na 16ª Feira do Livro de São Luís

Uma parceria entre a rádio comunitária Bacanga FM e a Academia de Letras da Área Itaqui-Bacanga (Aleart) resultou em uma série de atividades ao longo da 16ª Feira do Livro de São Luís (Felis), na praça Maria Aragão.

Além da exposição de livros, áudios e vídeos no stand da Aleart, compartilhado pela emissora, a programação teve roda de conversa, recital e transmissão ao vivo das atividades pela reportagem da Bacanga FM e lives nas redes sociais da rádio.

Na sexta-feira 20, houve performances das artistas Kátia Dias e Ana Lakshmi, somando à roda de conversa sobre democratização da comunicação, com a participação de Isac Pereira, Luis Augusto Nascimento, Igor Nascimento, César Soeiro e Ed Wilson Araújo.

Sob a mediação do comunicador e ativista da mídia livre Isac Pereira (apresentador do programa Bacanga Resistência), a roda iniciou com o radialista Luis Augusto Nascimento destacando a força cultural da área Itaqui-Bacanga e o papel da emissora nas lutas populares do território Anjo da Guarda e bairros vizinhos; o radialista Cesar Soeiro (programa Revista Popular) enfatizou o espaço proporcionado pela radiodifusão comunitária para os debates emergentes da sociedade; o escritor e dramaturgo Igor Nascimento relatou a experiência da adaptação de textos literários da sua obra “Fôlego curso” na série de episódios “Dramas para ouvir”, veiculados na Bacanga FM (acesse aqui); e o professor Ed Wilson Araújo reapresentou o livro “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”, produção que aborda a formação do Anjo da Guarda tendo o rádio como fio condutor. A obra coletiva tem coautoria de Saylon Souza, Robson Silva, Rodrigo Anchieta e Rodrigo Mendonça.

Com a produção de Isac Pereira e Patrícia Moraes, e apoio de toda a equipe da Bacanga FM, a parceria entre a Bacanga FM e a Aleart marcou a 16ª Feira do Livro de São Luís (Felis) pela iniciativa de colocar em diálogo midia sonora, teatro e literatura, proporcionando o compartilhamento de várias experiências no campo da comunicação.

O stand compartilhado também recebeu a visita especial de estudantes do curso de Audiovisual da UFMA e dos atores performáticos interpretando as personagens Ana Jansen e Daniel de La Touche.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.