Categorias
notícia

Abraço, amigo rádio!

Ed Wilson Araújo

Hoje, no Dia do Amigo, quero dar um abraço especial em uma “pessoa” que não nos abandona nunca. Ele está sempre ao nosso lado, de todas as formas: da manivela ao aparelho de pilha, plugado na tomada e agora no telefone celular.

Como todo amigo de fé, ele muda com o tempo, mas está sempre atento para amparar a audiência. Por falar em mudança, podemos ouvi-lo também nas plataformas digitais e nos mais diversos tipos de aplicativos e tocadores de áudio. Afinal, o podcast é uma adaptação do velho rádio.

E pelo Garden, vale dizer: rádios de todo o mundo, uni-vos!

O rádio manda notícias sempre, faz jornalismo e prestação de serviço, roda aquela música que mexe no sentimento, conta histórias interessantes, faz rir e chorar, manda um alô para o ouvinte, toca os parabéns no dia do aniversário, orienta no trânsito, faz sorteios, distribui brindes …ah, o rádio diz tanta coisa.

Rádio é amor! Só o amor explica uma convivência tão duradoura de um meio de comunicação que já sobreviveu a tantos inventos tecnológicos e nunca perdeu a força e a fé.

Quando surgiu a televisão, decretaram a morte do rádio. Depois vieram novidades como o walk man, o videocassete e outras. Todas ameaçaram o rádio e ele está aqui vivinho da silva. Isso é amor, parceria firme com a audiência.

O rádio é um amigo tão formidável que não só fala como ouve. Rádio de verdade tem de ter a participação do ouvinte. Sem audiência ativa, fiscalizadora e vigilante, o rádio é frio. E amigo de verdade tem de ter calor humano, troca de afetos e de palavras. Por isso o ouvinte é falante mesmo.

Rádio é diálogo, sentimento, emoção e lugar de atritos também. Nem sempre a audiência concorda com o apresentador ou apresentadora, porque amigo de verdade também diverge, briga no argumento, mas depois fica tudo em paz.

Com todo respeito aos outros meios de comunicação, o rádio é nobreza. Na chamada Era de Ouro, teve rainhas glamourosas que até hoje são lembradas e tocadas para nos emocionar com aquelas músicas inesquecíveis.

As rainhas do rádio fizeram dele uma das forças mais poderosas da mídia. E hoje as mulheres seguem firmes, atuando profissionalmente nas mais diversas áreas do meio radiofônico.

Falando de amizade, rádio é aquela companhia gostosa que preenche nossos momentos de pressa no trânsito, em casa, na vida urbana e na roça, na solidão, na tristeza e na alegria. Quem nunca aumentou o volume do rádio quando toca aquela música tão bacana que dá vontade de ouvir alto?!

Pra finalizar, vale sempre lembrar. Nesses tempos sombrios, com os ouvidos da gente bombardeados por desinformação, o rádio mais uma vez demonstra ser um amigo.

Rádio pra valer é aquele que diz a verdade. Apura os fatos e informa corretamente a sua audiência.

Amizade não pode ter traição e nem mentira. Por isso o compromisso do rádio com o jornalismo e a verdade.

Um abraço em você radialista e toda a sua audiência.

Sigamos juntos construindo nossa amizade cada vez mais forte.

Ed Wilson Araújo é jornalista, professor do curso de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão e membro da Agência Tambor.

2 respostas em “Abraço, amigo rádio!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.