Categorias
notícia

Delícias do Maranhão na Semana de Gastronomia Regional 2023

A série “Maranhão na Semana de Gastronomia”, que traz informações sobre a participação do Senac Maranhão no evento “Semana de Gastronomia Regional”, promovido pelo Senac Nacional chega a sua terceira reportagem.  

O início da série abordou aspectos gerais sobre o evento. Já na segunda matéria, o babaçu virou o protagonista, visto que ele é o elemento escolhido como tema central da apresentação do Maranhão em 2023.  

Chegou a hora de desvendar o cardápio que será apresentado na Semana de Gastronomia Regional, com exposição do Maranhão, nos dias 10 e 11 de maio, no Rio de Janeiro e de 8 a 11 de agosto, em Brasília.  

O cardápio que será apresentado na Semana de Gastronomia Regional oferecerá uma combinação de receitas da culinária maranhense produzidas a base de coco babaçu e outras receitas típicas do estado que não são preparadas com o fruto.  

“Ele foi planejado com objetivo destacar o sabor do coco babaçu nas receitas que apresentaremos, já que este é o tema representante do Maranhão este ano, mas a princípio sempre queremos levar a cara do Maranhão em nossos pratos, por isso temos uma grande variedade de pratos regionais, que vão além do sabor do coco babaçu”, afirmou Samuel Mendes, Instrutor e Chef de cozinha do Restaurante-escola do Senac Maranhão e idealizador do cardápio que será apresentado no evento.  

Farinha de mesocarpo, amêndoas, leite, azeite e óleo de coco babaçu são os ingredientes que trarão o marcante sabor do fruto às iguarias que serão preparadas. Serão utilizados desde a fritura da pescada amarela, prato principal típico do estado, até a sablée da cheesecake de juçara, que é uma importante massa da confeitaria de origem francesa.  

Dos dezoito pratos que comporão o menu, sete trarão no seu preparo o coco babaçu, sendo que destes quatro serão deliciosas sobremesas. Para a preparação destes pratos estão estimados o uso de aproximadamente 10 quilos de coco babaçu, 6 quilos de farinha de mesocarpo, 15 litros de óleo e 15 litros de azeite de coco babaçu.  

São esperados cerca de quatrocentos comensais nos salões do Restaurante-escola Downtown, no Rio de Janeiro, para saborearem as iguarias que serão ofertadas nos dois dias da exposição maranhense. Além do serviço de salão, que será aberto ao público, está previsto para acontecer a aula-show, onde serão ensinados o famoso arroz de cuxá, a tradicional peixada maranhense com azeite de coco babaçu e o cookie de mesocarpo, que vai muito bem acompanhado de um bom cafezinho.

Nesta aula profissionais, instrutores e alunos do Senac Rio de Janeiro poderão trocar experiências e ampliar as competências das equipes.   Na próxima semana, a terceira reportagem da série “Maranhão na Semana de Gastronomia” conversaremos com a equipe maranhense que vai representar o Restaurante-escola neste delicioso evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.