21 de setembro é o Dia Estadual do Ouvinte de Rádio no Maranhão, instituído pela Lei nº 8.925, publicada no Diário Oficial do Estado em 12 de janeiro de 2009, sancionada pelo então governador Jackson Lago.
A criação da efeméride foi uma iniciativa da Sociedade dos Ouvintes Maranhenses de Rádio (Somar), na gestão do saudoso João Carlos Silva Gomes.
O projeto que instituiu a data foi apresentado pelo deputado estadual Pavão Filho.
De acordo com a justificativa, no Dia Estadual do Ouvinte de Rádio o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Comunicação Social, em parceria com entidades representativas da categoria, deve promover círculos de debates, fóruns, seminários, entre outras atividades.
Quem está na foto?
A imagem ilustrativa é dos familiares e vizinhos do servidor da Caema e ativista socioambiental Marcos Silva (ex-PSTU).
O registro é de 1969, no povoado Baixa da Negra, em Buriti Corrente, no município de Caxias, região leste do Maranhão.
O pai e a mãe de Marcos Silva seguram filhos no colo.
Já Marcos Silva, à época com 3 anos de idade, está sentado no banquinho segurando um aparelho de rádio.
Os demais são vizinhos.
A magia do rádio, ainda vivo em outras mídias sonoras (podcast por exemplo), está na memória e nas atualizações das diversas formas de consumir os meios de comunicação.
4 respostas em “Dia do Ouvinte de Rádio é comemorado hoje”
minhas felicitações, ouvintes!
Que maravilha o Rádio é o meio de comunicação, mais democrático que conheço, em especial as Rádios comunitárias! Um salve aos ouvintes de Rádios!
maria, você que fez alusão à democracia no seu comentário sobre o rádio:
tão asqueroso quanto o jornal nacional de ontem, usando indígenas e a constituição nas mãos de william boner, um dos piores bandidos ideológicos do brasil, é saber que o lula agora “acena” para a pior quadrilha do capital em terras do brasil, o agronegócio, você espera alguma coisa democrática com este teatro?
pergunta que estendo a quantos me lêem ou leiam neste blogue
pronto que estou para um dialogo sobre ela
ou mais: o que é democracia?