Categorias
notícia

Lahesio e os Sarney: desde 2018…

Na eleição de 2018 para o Governo do Maranhão, o então prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, à época no PSDB, fez declarações apaixonadas de voto em Roseana Sarney (MDB), durante evento com o staff político da oligarquia.

“Não tem mais lugar nesse Maranhão para comunista. Eu nunca mais vou deixar de votar nos Sarneys. Nunca mais vou deixar de acompanhar o Lobão, o João Alberto”, asseverou.

O comunista era o candidato do PCdoB, Flávio Dino, que ganhou a eleição.

Assista no vídeo abaixo a declaração de apoio do prefeito a Roseana Sarney.

A promessa do prefeito apareceu nas urnas. Roseana Sarney teve 75,76% dos votos (2.163 eleitores) contra 14,75% (421 votos) de Flávio Dino na cidade reduto eleitoral de Lahesio Bonfim.

Candidatos ao Senado, Sarney Filho e Edson Lobão também tiveram expressivo apoio do eleitorado de São Pedro dos Crentes, com votação de 39,30% (2.150 eleitores) e 34,86% (1.907 eleitores), respectivamente.

Eliziane Gama (PPS), candidata evangélica oficial da Assembleia de Deus, ficou em terceiro lugar no Senado, com apenas 13,12% (718 votos) na cidade. O quarto colocado foi Weverton Rocha (PDT) e obteve 8,44% dos votos válidos (462 eleitores).

Apoiados pelo governador Flávio Dino, Gama e Rocha foram eleitos ao Senado derrotando os candidatos da família liderada por José Sarney.

O revés do voto evangélico no Senado chegou também à disputa da Assembleia Legislativa. Candidato preferido da Assembleia de Deus em São Pedro dos Crentes, pastor Cavalcante (PROS) obteve apenas 73 votos dos irmãos e ficou em quinto lugar entre os mais votados na cidade. Quem ‘bombou’ nas urnas para deputado estadual foi Adriano Sarney (PV). Ele teve 61,59% dos votos válidos (1.825 eleitores). Reeleito, Adriano é neto de José Sarney e primogênito de Sarney Filho.

Para deputado federal, outro sarneísta liderou com folga a votação entre os evangélicos. Victor Mendes cravou 61,91% dos votos válidos, obtendo a preferência de 1.832 eleitores.

Veja na tabela abaixo os seis candidatos mais votados para a Câmara Federal em São Pedro dos Crentes:

candidato(a)votos% votos válidossituação
Victor Mendes (MDB)1.83261,91suplente
Deoclides Macedo (PDT)39313,28suplente
Sebastião Madeira (PSDB)2709,12suplente
Marcio Jerry (PCdoB)832,81eleito
Josivaldo Melo (PHS)421,42suplente
Zé Carlos (PT)301,01eleito
Candidato do MDB, Victor Mendes “bombou” de votos em São Pedro dos Crentes

Leia mais sobre a cidade evangélica na série de reportagens especiais do Blog do Ed Wilson:

São Pedro dos Crentes (parte 1): cidade evangélica tem fiéis ardorosos e irmãos desviados

São Pedro dos Crentes (parte 2): cidade evangélica é o último reduto de José Sarney no sul do Maranhão

São Pedro dos Crentes (parte 3): futebol é tabu na Assembleia de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.