Categorias
notícia

Apruma promove aula pública sobre o retorno presencial na UFMA

Fonte: Apruma

A Apruma Seção Sindical convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a participar da Aula Pública: Pelo direito ao ensino presencial na UFMA, que acontece no próximo dia 13 de abril, a partir das 16h, na Área de Vivência do Campus do Bacanga.

A atividade faz parte do conjunto de ações pensadas para retomarmos, com os devidos protocolos, nossos lugares na Universidade. Dela participarão como palestrantes convidados os seguintes nomes:

Antônio Rafael Silva, médico, professor aposentado da UFMA, militante social, pesquisador e diretor de Dignidade Humana da APRUMA. Ele falará especialmente sobre as condições sanitárias para o retorno presencial;

Fátima Félix Rosar, mestre e doutora e pesquisadora da área da Educação. Ela coordena o núcleo maranhense do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), ligado à UNICAMP. A professora Fátima Félix fará sua abordagem acerca dos aspectos filosóficos e pedagógicos característicos do Ensino Presencial;

Rommel Botafogo, membro da gestão pro-tempore do DCE-UFMA, falará sobre as mobilizações estudantis pelo retorno presencial com estrutura e qualidade na UFMA;

Bruna Brelaz, presidenta da UNE (União Nacional dos Estudantes), falará sobre a situação nacional a partir da ótica dos estudantes.

Haverá ainda apresentação cultural.

Desde o início do ano, boa parte da comunidade acadêmica vem cobrando da Administração Superior que discuta e apresente um claro PLANO DE RETORNO que possibilite RETOMARMOS as atividades presenciais a partir do próximo dia 11, quando está previsto, segundo o Calendário Acadêmico, o início do primeiro período letivo deste ano.

Logo no início do ano, dia 13 de janeiro, como pode ser visto em nosso Canal no YouTube (youtube.com/aprumasecaosindical), foi realizada Assembleia Extraordinária com participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, que ouviram o epidemiologista e professor Dr. Antônio Augusto, e a representante da Secretaria Estadual de Saúde analisarem o quadro sanitário e assim discutiram o retorno presencial seguro neste momento da pandemia de Covid19.

Mais recentemente, a Apruma publicou o texto “Perspectivas e Preocupações sobre o retorno presencial” sobre o tema. Além de analisar o atual momento, a matéria cita experiências que incentivam o retorno seguro.

Dessa forma, a Apruma ratifica o convite para a Aula do dia 13, que reforçará a defesa do retorno seguro (afinal, ocupar seus espaços faz parte da defesa da Universidade Pública). Como visto acima, será uma Aula Pública sobre o Retorno Presencial, com participação de especialistas em Educação e Saúde e membros da comunidade acadêmica: divulgue, agende-se e participe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.