Abraji repudia mais um ato de Luciano Hang contra a liberdade de imprensa

Fonte: Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)

Abraji repudia com veemência a atitude do empresário Luciano Hang de expor o fotojornalista Eduardo Matysiak, de Curitiba (PR), incitando ataques contra ele. Matysiak fez um registro do ônibus “Patriota”, usado por Hang para atividades políticas, estacionado em local proibido na capital paranaense. O ônibus foi multado, e as imagens da irregularidade foram publicadas na imprensa local e em sites nacionais. O flagrante irritou o empresário, que, na sexta-feira (8.abr.2022), expôs o jornalista em suas redes sociais, acusando-o de agir por motivação política, numa clara tentativa de desqualificar seu trabalho.

O empresário disse ainda que outros veículos estavam estacionados de modo irregular, colocando-se como vítima de um conluio. No entanto, na imagem feita por Matysiak, apenas o ônibus “Patriota” está estacionado no local. 

Depois da publicação de Hang, seus apoiadores passaram a atacar o fotógrafo nas redes, com ameaças e mensagens de cunho sexual e homofóbico. Procurado pela Abraji, Matysiak informou que buscou apoio jurídico para conter os ataques.

A Abraji espera que as autoridades locais e as plataformas de redes sociais tomem as medidas cabíveis para combater a ação de Hang e de seus seguidores, que tentam, mais uma vez, atacar a liberdade de imprensa. E lembra que Hang é uma das figuras públicas que agem de forma sistemática para intimidar jornalistas, promovendo assédio judicial contra profissionais e veículos, numa evidente tentativa de cercear o trabalho de informar a sociedade. 

Abraji se solidariza com Eduardo Matysiak e com todos os(as) profissionais que têm enfrentado esse tipo de assédio por parte do empresário, que não admite ter seu comportamento fiscalizado e denunciado, ainda mais quando as informações são de interesse público.

Diretoria da Abraji, 9 de abril de 2022.

Imagem destacada / Dida Sampaio / Estadão Conteúdo / AE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.