Categorias
notícia

Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 85 anos

Fonte: Agência Brasil

Doze de setembro de 1936: ao som de Luar do Sertão, toada de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, que se tornou um ícone da música brasileira, nascia a Rádio Nacional. Precursora de programas que formaram a base do rádio no país, rapidamente tornou-se uma das maiores emissoras do mundo.

Patrimônio do jornal A Noite, do Rio de Janeiro, alcançou essa escalada de sucesso a partir de 1940. Foi nesse ano que, por conta de dívidas com o governo federal, o grupo que controlava a emissora teve seu patrimônio incorporado aos bens da União.

São 85 anos de história construída com maestria e muito trabalho. Revelando grandes nomes da música, da dramaturgia e da locução brasileiras, que conquistaram o coração do público. Com o slogan “a testemunha ocular da história”, a Nacional também ajudou a escrever a história do radiojornalismo, levando informação a cantos remotos do país.

Tema de livros e teses de mestrado, foi por meio das ondas da “Mil130” que milhões de brasileiros recebiam notícias, como a do fim da 2ª Guerra Mundial, em 2 de setembro de 1945.

Gerente-executivo da Rádio Nacional, Luciano Seixas, destaca a importância da histórica da emissora, com sua história e sua credibilidade. Segundo ele, não se pode falar da história do rádio e da história do Brasil, sem falar da Rádio Nacional.

Música, informação, esporte, cultura, jornalismo isento, ético e plural… ingredientes que fazem da Nacional uma emissora presente na memória afetiva dos ouvintes, como Martinho Lima, morador da zona norte carioca, que cresceu ouvindo a emissora. Para ele, a Rádio Nacional faz parte de sua história.

Matriz de um modelo de programação que inspirou gerações e produções de TV, a Rádio Nacional lançou humorísticos como o famoso “Balança, mas não cai”. Mas foram as Radionovelas e programas de auditório que criaram uma legião de ouvintes fiéis e entraram para a história como a Era de Ouro do Rádio.

Agora, a Rádio Nacional, estrela da EBC – Empresa Brasil De Comunicação – começa a escrever um novo capítulo de sua história, com a transmissão da programação também em FM. Tudo isso para estar cada vez mais próxima de você, ouvinte, razão dessas mais de oito décadas da trajetória que uniu o país em torno de sua frequência. 

* Com sonorização de Eduardo Monteiro.

AO VIVO: OUÇA A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DA RÁDIO NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.