Categorias
notícia

Antigo Espaço Cultural Mestre Amaral será a Praça dos Poetas

Texto e fotos: Agência de Notícias / Secap / Governo do Maranhão

No Centro Histórico de São Luís, mais precisamente no espaço de sua fundação, encontra-se uma das principais concentrações de belos estilos arquitetônicos. Na esquina da avenida D. Pedro II com a Rua Newton Bello (Montanha Russa), mais uma obra vai compor o cenário. É a Praça dos Poetas, que o Governo do Maranhão pretende entregar até o aniversário da cidade.

No espaço, existiu um sobrado colonial entre o século XIX até meados do século XX, vizinho à antiga casa de Ana Jansen. O sobrado foi demolido e durante algum tempo funcionaram alguns restaurantes que tinham o privilégio da vista panorâmica para o Rio Anil. Com a saída dos restaurantes, o lugar permaneceu abandonado, deteriorado pela ação do tempo, e por último foi ocupado pelo grupo cultural de Tambor de Crioula do Mestre Amaral.

Mestre Amaral / divulgação / capturada aqui

“A valorização dos espaços públicos tem sido marcante no Governo Flávio Dino, e a Praça do Poetas é mais um investimento para a transformação das cidades”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

A Praça contará com um mirante e, no trajeto até ele, serão homenageados 10 escritores e poetas maranhenses. Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Nauro Machado, Sousândrade, Bandeira Tribuzzi, José Chagas, Gonçalves Dias, Maria Firmina, Dagmar Destêrro e Lucy Teixeira.

Vista panorâmica da Praça dos Poetas (Foto: divulgação)

O espaço terá, ainda, quiosques, banheiros públicos e tratamento paisagístico, além de detalhes arquitetônicos que remontam o colonial e o moderno.

“A área construída de 1.130m² buscou traçar linhas de cobertura singelas a fim de não carregar e obstruir a vista da cidade, buscando uma releitura entre a arquitetura colonial e a modernista”, informou Eduardo Longhi, arquiteto e superintendente de Patrimônio Cultural, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura.

A obra integra o Programa Nosso Centro, do Governo do Estado, e faz parte de um amplo programa de requalificação da cidade antiga, por meio de ações como o Programa de Revitalização do Centro Histórico da Prefeitura de São Luís, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o PAC Cidades Históricas, do Governo Federal/IPHAN.

4 respostas em “Antigo Espaço Cultural Mestre Amaral será a Praça dos Poetas”

e cantando ontem e com mascara
no salão do ainda banco do brasil
só para autoatendimento no caixa
fui mandado “à puta que me pariu”
pelo seu gerente e por seu “guarda”
dois brancos deste “brasil varonil”
atendendo um cliente sem mascara
crime e privilégio no mesmo brasil
minha reação foi perguntar aos dois
que legislação impede de ali cantar
música brasileira como toada de boi
espumas ao vento retirantes e mar?

ocorreu à margem do velho chico
na quente e fresca velha januária
cidade onde escrevo constrangido
testemunhando a liberdade vigiada

caro ed wilson, como já citei aqui, vivo de cantar, e o faço nas ruas praças feiras portas de casas lotéricas bancos e onde mais houver gente e conveniência, então, até o nosso reencontro desejado também por mim, e além destes versos que aí publico, lhe quero convidar e a quem mais se permitir, escutar meu repertório musical no ‘iutube’ que foi posto por um amigo estudante de balsas, no lindo e ameaçado sul do nosso estado, bastando procurar felipe puxirum – milagre de ateu, o nome do álbum e ouçam uma a uma as minhas cantigas
e quero sua crítica depois, se possível, o que será para mim, uma honra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.