Localizado no litoral ocidental do Maranhão, no município de Apicum-Açu, este porto é um dos principais entrepostos comerciais de peixes e mariscos da Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Cururupu.
É também um lugar estratégico para o turismo na região da Floresta dos Guarás.
Através do porto você pode tomar uma embarcação e chegar até a lendária Ilha dos Lençóis e ao conjunto insular do Arquipélago de Maiaú, composto por 17 localidades ricas em biodiversidade e encantos visuais.
A Ilha de Lençóis e conhecida pela presença de pessoas com albinismo e referenciada nas encantarias relacionadas ao sebastianismo.
Conta a lenda que o rei de Portugal, Dom Sebastião, morto no século 16, durante uma batalha na África, aparece nas noites de lua cheia montado em um cavalo ou touro ornamentado por joias e cavalga sobre as dunas de areia branca da Ilha dos Lençóis.
A ilha tem uma ótima receptividade, pousadas e acolhida comunitária. Tudo isso é muito bom, mas… o problema é conseguir chegar em Apicum-Açu.
A viagem é longa e tem vários obstáculos. O primeiro deles é o péssimo serviço de ferry-boat na travessia entre São Luís e Cujupe.
Se o viajante optar pelo trajeto totalmente terrestre, através de Vitória do Mearim, tem de enfrentar uma das piores estradas do Maranhão – a MA-014.
Enfim, tenhamos fé, um dia as coisas vão melhorar.