Em alusão ao Dia Internacional da Visibilidade Trans, celebrado em 31 de março, o “O nome que transforma: reescrevendo vidas, libertando identidades” apresenta histórias de aceitação, coragem e resistência de pessoas trans que passaram pelo processo de retificação de nome e gênero.
A produção é idealizada, apresentada e produzida pela jornalista Quecia Carvalho, com edição de Marcos Belfort, e traz reflexões sobre a importância desse direito como forma de oficializar a identidade e a vivência das pessoas trans.
Além dos relatos pessoais, o documentário explora o contexto histórico e judicial da retificação de nome no Brasil e o impacto social dos Mutirões de Retificação de Nome e Gênero, promovidos pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), por meio do Núcleo de Direitos Humanos. Esses mutirões têm sido fundamentais para garantir que mais pessoas trans tenham acesso ao serviço, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades financeiras ou desconhecem os trâmites necessários.
Detalhes técnicos:
- Duração: 20 minutos
- Locução: Estúdio de gravação da Rádio Universidade FM
- Produção: Três semanas de pesquisa, entrevistas (via WhatsApp), redação e roteirização, seleção de trilha e 6 horas de edição.
A produção investiga como esses mutirões funcionam, quem pode participar e onde ocorrem, ampliando a compreensão sobre esse direito fundamental.
O documentário, que em breve estará disponível na íntegra no Spotify, lança luz sobre um tema essencial para a inclusão e a dignidade de muitas pessoas.
Para mais informações ou solicitações de material complementar, entre em contato:
Telefone: (98) 99976-1271
Whatsapp: (98) 98582-9640