Categorias
notícia

Mostra Artística Gaim apresenta espetáculos maranhenses inéditos no Teatro Sesc

O Gaim é uma iniciativa do Sesc que visa capacitar e desenvolver artistas independentes nas áreas de música, dança e teatro. Iniciado em março, a culminância do projeto acontece em formato de Mostra Artística, de 3 a 6 de julho, no Teatro Napoleão Ewerton. Os alunos apresentarão os espetáculos inéditos: “Ovo”, “A mulher no espelho”, “Bumba meu ball”, “Bicho que vira gente, gente que vira bicho” e “Era amor: aquilo que tem pressa para ser”. Toda a programação será gratuita, com retirada de ingressos pelo site sescma.com.br, na área do cliente, localizada no canto superior direito do site.

A Mostra Gaim é uma oportunidade para celebrar a diversidade, a nova cena teatral e a criatividade nas artes cênicas, além de promover o acesso à cultura e o desenvolvimento artístico na região. Aprimorando as habilidades artísticas e gestão de carreiras de 30 artistas maranhenses, o público poderá conferir gratuitamente o resultado desse trabalho no palco do Teatro Napoleão Ewerton.

O Projeto Gaim é uma oportunidade para artistas iniciantes e aqueles que já estão trilhando seus caminhos nas artes de aprofundarem seus conhecimentos em gestão artística, participando de cursos, oficinas, tutorias e ensaios conduzidos por profissionais da Gestão Cultural. A segunda edição do projeto contou com a participação de formadores de outros estados, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Durante quatro meses, os trinta alunos do Projeto Gaim tiveram a oportunidade de se profissionalizar e estudar conceitos como a elaboração de projetos para o desenvolvimento de agentes e agendas; elementos cenográficos e figurinos; produção artística independente e acessibilidade nas produções e conteúdo digital.

A Mostra Artística do Projeto Gaim marca a última etapa do processo de ensino e aprendizagem durante o período de atuação do projeto. Victor Pereira, analista de Cultura do Teatro Sesc, explica que a iniciativa “pretende impulsionar projetos de artistas que estejam no início de carreira, a fim de que, por meio do entendimento da gestão de carreiras artísticas independentes, eles consigam acessar os circuitos culturais existentes no estado, na região e no país”.

O Sesc, por meio desta iniciativa de fomento e formação, visa acompanhar o progresso dessas cenas mesmo depois da finalização do projeto com o objetivo de mensurar os impactos reais do Gaim na linguagem artística e economia criativa do estado.

Confira a programação completa da Mostra Gaim:

03/07 – quarta-feira – 19h30 – “Ovo”, produção do Coletivo Cipó (MA), com um texto forte, provoca uma grande reflexão no público acerca da ausência e  abandono paterno.

04/07 – quinta-feira – 19h30 – “A mulher do espelho”, produção de Jaqueline Lince (MA), uma obra que mergulha nas emoções conflitantes de uma mulher que vive sob a angústia de um confinamento e com a infeliz presença do seu famigerado hospedeiro.

05/07 – sexta-feira – 19h30 – “Bumba meu ball”, produção de Josaniel Martins (MA), que promete surpreender e encantar todos com a fusão da cultura ballroom e bumba boi do Maranhão.

06/07 – sábado – 15h – “Bicho que vira gente, gente que vira bicho”, produção de Coletivo Narraiz (MA), uma experiência cênica que nos transporta para um mundo onde criaturas místicas se transformam sob os encantos ocultos da floresta.

06/07 – sábado – 19h – “Era amor: aquilo que tem pressa para ser”, do Coletivo Ícaro não sabe voar e Jambo Produções(MA), promete emocionar trazendo a história  do reencontro amoroso de um casal apaixonado em meados dos anos 90, que tiveram seus caminhos traçados pelas peripécias do destino.

SERVIÇO

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton – Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac – Edifício Francisco Guimarães e Souza.

Data: 3 a 6 de junho de 2024

Ingressos: Toda a programação será gratuita, com retirada de ingressos pelo site www.sescma.com.br, aba Área do Cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.