Categorias
notícia

Filme sobre Lupicínio Rodrigues chega a São Luís, em prévia do Festival Guarnicê de Cinema

A exibição gratuita de “Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor’’ ocorrerá dia 4 de abril, no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, rua Grande, 782) , a partir das 19h. A entrada será liberada às 18h, uma hora antes da exibição. 

O evento é uma prévia do Festival Guarnicê de Cinema – Edição 47, que ocorrerá entre os dias 7 e 14 de junho, de modo híbrido, com programação simultânea em São Luís e na plataforma guarnice.ufma.br e aplicativo Cine Guarnicê.

O filme “Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor’’ foi exibido na última edição do Guarnicê, em 2023, de modo virtual, na mostra especial “Eu Canto Porque o Instante Existe’’. Agora, o longa de Alfredo Manevy terá sua primeira – e única, até o momento – exibição presencial no Maranhão. 

A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA e Coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, afirma que “a sessão é imperdível pela beleza do documentário e pelo fato de que não há previsão de que o filme seja exibido nas salas comerciais de São Luís’’.

Em 92 minutos, o documentário narrado pelo ator Paulo César Pereio exibe vasto material de arquivos de jornais, entrevistas em programas de TV do próprio Lupicínio, além de personalidades e artistas que falam sobre a sua obra. Para contar a história de Lupicínio no cinema, o diretor Alfredo Manevy traz para o filme os depoimentos de ícones como Zuza Homem de Mello, Elza Soares,Gilberto Gil, Jards Macalé, Arthur de Faria, Valéria Barcellos, Marcelo Campos, Linda Batista e Mutinho. Lupicínio Rodrigues Filho, o Lupinho, também está entre os personagens, além de ter sido consultor sobre o acervo pessoal do pai, para o filme.

A estreia do filme no Maranhão foi articulada pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho, Coordenador de Comunicação do Guarnicê. “Trazer o filme para o Maranhão é motivo de imensa honra, pela relevância da obra, uma das mais importantes dos últimos anos no gênero documentário musical, e pela predileção pessoal por Lupicínio, a quem considero um dos maiores letristas da música brasileira’’, explica Coelho. 

Saiba mais

Sinopse

No fim dos anos 1960, um dos maiores nomes do samba canção, o gaúcho Lupicínio Rodrigues se sentia esquecido e contou sua vida em alguns depoimentos resgatados pelo documentário. Hoje, numa Porto Alegre muito diferente daquela em que Lupi nasceu, descendentes do compositor fazem a genealogia da família e músicos investigam o legado do compositor.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=14SGixplxwc

Ano: 2022

Duração: 96 min.

Talentos / Elenco: Lupicínio Rodrigues, Paulo César Pereio, Elza Soares, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Jamelão, Jards Macalé, Áurea Martins, Zuza Homem de Mello, Lupicínio Rodrigues Filho, entre outros.

Narração: Paulo César Pereio

Direção: Alfredo Manevy

Roteiro: Alfredo Manevy, Marcia Paraiso, Armando Almeida

Produção: Marcia Paraiso, Sandra Narcizo, Helio Levcovitz, Ralf Tambke

Produção Executiva: Helio Levcovitz, Ralf Tambke

Montagem: Isabel Castro

Montagem Adicional e Produção de Finalização: Nara Hailer

Produção: Plural Filmes, Canal Curta

Contato para a imprensa:

Paulo Vinícius Coelho

Assessor de imprensa da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da UFMA

E-mail: pvc.souza@yahoo.com

Telefone: (98)98722-1138

Uma resposta em “Filme sobre Lupicínio Rodrigues chega a São Luís, em prévia do Festival Guarnicê de Cinema”

só mesmo a arte de lupicínio
me faz suportar os racismos
que em sua terra faz abismos
apesar de todo malabarismo
rio-grandense ou o gauchismo
vindo de brancos e pretinhos
que aqui não honram o lupicínio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.