Categorias
notícia

A cena dos gatos na obra “A sangue frio”, de Truman Capote

O trecho abaixo é parte da obra “A sangue frio”, de Truman Capote, um clássico do jornalismo literário.

O livro romanceia o assassinato da família Clutter por dois rapazes. O crime de grande repercussão foi objeto de uma primorosa reportagem de Capote.

Na cena abaixo ele descreve o cenário da pequena Garden City quando os criminosos presos chegam para o julgamento no tribunal, gerando estrondosa comoção e expectativa na população local, dos curiosos e do grande número de jornalistas que se amontoava na cidade para cobrir o júri.

“Entre os animais de Garden City, existem dois gatos cinzentos que estão sempre juntos – gatos magros e sujos, de hábitos estranhos e curiosos. Sua principal cerimônia é realizada durante o crepúsculo. Primeiro, correm pela Rua Principal, parando para inspecionar as grades dos radiadores dos carros estacionados. Principalmente os que ficam em frente aos dois hotéis – o Windsor e o Warren, pois estes carros pertencem aos viajantes distantes e oferecem aquilo que essas criaturas esqueléticas e metódicas procuram: pássaros mortos. Corvos, pintos e andorinhas suficientemente imprudentes para se atravessarem no caminho dos motoristas que se aproximam.

Usando as patas como se fossem instrumentos cirúrgicos, os gatos extraem das grades as partículas emplumadas e depois de atravessar a Rua Principal, dobram, invariavelmente, a esquina dessa rua com a Rua Grant e se esgueiram na direção do Tribunal – outra de duas zonas preferidas. E altamente promissoras na tarde de quarta-feira, 6 de janeiro, quando a área regurgitava de veículos vindos de Finney, trazendo à cidade parte da multidão que se comprimia na praça.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.