Categorias
notícia

ANDES-SN realiza eventos de comunicação, arte e cultura no Maranhão

Fonte: Site do Andes

O Andes-SN promove, de 7 a 10 de dezembro, o VII Encontro de Comunicação e Arte e o II Festival de Cultura e Arte, em São Luís (MA). As seções sindicais interessadas em enviar sindicalizadas, sindicalizados e profissionais de comunicação das suas assessorias para os eventos devem preencher, com urgência, a ficha de inscrição retificada, pois foram adicionados três novos itens ao formulário de participação. A ficha está disponível em https://forms.gle/fwJDzKga8cH778iK9

Participantes do VII Encontro de Comunicação e Arte e do II Festival de Cultura do ANDES-SN interessados em organizar exibição de documentários, filmes, apresentações teatrais ou musicais, exposições de fotografias, pinturas, assim como quaisquer outras produções artísticas, devem enviar propostas até esta quinta-feira (23) para o email secretaria@andes.org.br.

A Comissão Organizadora do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) avaliará a possibilidade das propostas apresentadas constarem na programação do evento. A aprovação de uma atividade dependerá da natureza da mesma e da sua viabilidade financeira.

O 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul e integrante da coordenação do GTCA, César Beras, explica que a realização do VII Encontro de Comunicação e Arte e do II Festival de Arte e Cultura do Andes-SN é uma decisão congressual, ratificada no 66º Conad de Campina Grande (PB), realizado em julho deste ano. “De um lado, os encontros materializam a preocupação da categoria com a necessidade da reflexão crítica sobre a comunicação e arte e sua capacidade de democratização da sociedade. Logo, é um instrumento de enfrentamento ao quadro de autoritarismo e precarização sofrido no último período, promovido pela extrema direita. De outro lado, é um meio de construção de ferramentas de luta e resistência que se expressarão na atualização do plano de comunicação do Andes-SN”, destaca.

Historicamente, os encontros organizados pelo GTCA também são espaços importantes para o intercâmbio entre as diversas assessorias de comunicação que trabalham nas seções sindicais e a equipe de comunicação do Andes-SN. Assim, o Sindicato Nacional sugere que as seções sindicais avaliem a possibilidade de inscrever não apenas sindicalizadas e sindicalizados, mas também representantes de suas equipes de comunicação. Na programação, existirá um horário específico para reunião das equipes e oficinas intencionalmente dirigidas para trabalhadoras e trabalhadores de comunicação.

Confira a programação:

7 de dezembro (Local das atividades: Centro de Ciências Humanas – UFMA)


13h – 18h (UFMA): Credenciamento

13h – 17h (UFMA): Reunião das Assessorias de Comunicação do ANDES-SN e das Seções Sindicais

17h50 – 18h (UFMA): Mística

18h – 18h30: Abertura

18h30 – 20h30: Mesa “Mídias, comunicação e lutas contra-hegemônicas: Velhos e novos autoritarismos”, com Leonardo Zenha (Adufpa SSind.), Guilherme Faro Bonan (Cajuína Filmes), coordena do GTCA

20h30 – 21h: Apresentação Cultural

8 de dezembro (Local das atividades: Centro Histórico – Prédio da História da UEMA)

09h -11h30: Mesa “Extrema direita, privatização e precarização das políticas de cultura e arte”, Bruno Vilas Boas Bispo (UPE), Antonio Câmara (UFBA), Luisa Maria Pereira Osório da Fonseca (UFMA)

13h30 – 16h30: Oficinas: Cultura e Arte

17h – 20h Oficinas: Mídia e Comunicação

20h – 21h: Atividade Cultural

9 de dezembro (Local das atividades: Centro de Ciências Humanas – UFMA)

09h -11h: Mesa “Políticas de Comunicação como forma de fortalecimento da luta sindical: Desafios para a atualização do plano de comunicação do ANDES-SN”, com Caroline Lima (Coordenação do GTCA), César Beras (Coordenação do GTCA), Luiz Henrique Schuch (UFPEL)

11h -11h30: Apresentação Cultural

11h30 -12h30: Exibição de documentários

14h30 – 17h30: Grupos de Discussão

18h – 20h30: Atividade Cultural

10 de dezembro (Local das atividades: Centro de Ciências Humanas – UFMA)

09h – 11h30: Plenária Final: apresentação e síntese dos grupos de discussão

11h30 – 12h: Encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.