Categorias
notícia

Rádio Ponto UFSC completa 24 anos 

A Rádio Ponto UFSC, projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comemora seu aniversário de 24 anos neste sábado, dia 30 de setembro de 2023. A webemissora é uma das pioneiras do webrádio universitário no Brasil e exerce um papel importante na formação de alunos e alunas de graduação e também do Programa Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da instituição. Produz conteúdos sonoros informativos voltados ao interesse público do Jornalismo e da comunicação. Isto, para atender o direito da sociedade de receber informação qualificada, ética, plural. 

A webrádio foi criada em 1999 a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Fabiana de Liz e Sabrina D´Aquino, sob a orientação do professor Eduardo Meditsch.  Desde então, a Rádio Ponto UFSC funciona como projeto de extensão, laboratório de ensino e pesquisa. “É um trabalho que contribui para o cenário do rádio público brasileiro e que promove a experimentação de uma alternativa à mídia tradicional, porque o que ensinamos não é a fazer mídia como ela é, mas sim a pensá-la”, considera a coordenadora da rádio, professora Valci Zuculoto. Ela ainda ressalta que este é o projeto de extensão do Jornalismo da UFSC com maior tempo de duração.  

A Rádio Ponto UFSC produz programas informativos, educativos, culturais, de esportes, política, além de radionovelas e coberturas especiais e ao vivo de eventos como a Semana de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC, Copa do Mundo de Futebol – Masculina e Feminina, Olimpíadas e Eleições Municipais e Gerais do Brasil. A webemissora integra também a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) e a Rede Internacional de Emissoras Universitárias (RIU).  

Entre muitas outras premiações já recebidas ao longo de sua história, em 2022, a Rádio Ponto conquistou a categoria de melhor reportagem no Prêmio Rubra de Rádio Universitário, com o podcast “Desinfodemia: efeitos da desinformação no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil”. Em 2020, recebeu menção honrosa na Categoria Pesquisa Aplicada do Prêmio Adelmo Genro Filho, conferido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, a SBPJOR. A premiação se refere à cobertura das Eleições Gerais de 2018, produzida pela emissora em integração com projetos e mídias do Curso de Jornalismo como o Jornal Zero, o telejornal TJ UFSC, o Cotidiano, o LabFoto, entre outros. 

Atualmente, todo o material produzido está disponível nos seus canais nas plataformas de streaming. No Spotify, por exemplo, a rádio já acumulou cerca de 30 mil reproduções. O acervo dos 24 anos de programação da webemissora, além do streaming, pode ser acessado nos sites antigo (https://radioponto.sites.ufsc.br/siteantigo/) e atual (https://radioponto.sites.ufsc.br/sitenovo/), este em reconstrução no momento.   A estação virtual também circula nas redes sociais Facebook e Instagram.  

 No ar, neste semestre, está a seguinte programação:  

Senta Que Lá Vem a Notícia e Som da Notícia  

Noticiários sobre o que acontece na UFSC, produzidos por estudantes da disciplina Áudio e Radiojornalismo.  Toda terça e quinta, a partir das 11h30.   

Precisamos Falar Sobre Rádio 

O programa, do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio – Girafa, apresenta  notícias, pesquisas e bastidores do meio radiofônico, que você não precisa ver para entender.  

Núcleo de Jornalismo Cultural 

A programação cultural da Rádio Ponto aborda diversos assuntos. Às quartas-feiras, a partir das 16h, vai ao ar o Insira a Ficha, programa semanal sobre jogos eletrônicos e virtuais. O Cine Ponto, também nas quartas-feiras, a partir das 17h, trata das notícias do Cinema, com boletins especiais e a Agenda Cultural em Florianópolis. Quinzenalmente, nas sextas-feiras a partir das 17h, o Fora da Bolha discute os principais assuntos sobre sociedade, comportamento e estilo de vida que tomam conta das redes sociais.  

Núcleo de Jornalismo Esportivo 

Todas às terças-feiras, a partir das 17h, vai ao ar o programa produzido totalmente por calouros, o Bola na Trave, para discutir os placares das rodadas dos campeonatos de futebol brasileiro e internacional. Também às terças-feiras, quinzenalmente, a partir das 18h, o Grid de Largada vai ao ar para com notícias do mundo do automobilismo. Para debater os últimos acontecimentos do futebol, o Ponto de Encontro chega às quintas-feiras às 17h.  

Serviço: 

A programação e acervo da Rádio Ponto UFSC está disponível no SpotifyApple PodcastsPocket CastsRadio PublicOvercastGoogle PodcastsMixCloud e no YouTube. Para acompanhar as atualizações, acesse o perfil da Rádio no Facebook e Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.