Categorias
notícia

Carta de Belo Horizonte reitera o papel da Comunicação na luta pela democracia brasileira

No encerramento do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), realizado em 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, foi lida a “Carta de Belo Horizonte – A Comunicação na luta pela democracia brasileira”. Produzido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em conjunto com a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), o documento faz parte das comemorações preliminares do Dia de Luta pela Democracia Brasileira, a ser celebrado no dia 31 de outubro por iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Todos nós, que subscrevemos esta Carta, publicamente conclamamos a Comunicação em nosso meio. Não uma comunicação qualquer, mas uma comunicação social, aquela que permite uma sociedade melhor, conforme aprendemos com diferentes perspectivas teóricas. Seria incongruente se nós mesmos não acreditássemos nas potencialidades do processo comunicativo”, assevera o texto.

“O que aconteceu na história recente do Brasil demonstra uma necessidade de reforço, sobretudo nas escolas, da memória relacionada ao período de repressão da ditadura civil militar midiática no Brasil, iniciada em 1964”, explicou Juliano Domingues (Unicap), presidente da Intercom, antes de ler a carta, acompanhado de Mozahir Bruck, representando a Compós, e de Ariane Pereira, representando a Socicom.

Assine e compartilhe: https://forms.gle/yuoVajrbCAqLErRf9

Para assistir à leitura, acesse o vídeo da cerimônia de encerramento do Intercom 2023 (a partir de 00:34:20).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.