Categorias
notícia

Mobiliza 2023 terá mais de 120 eventos em São Luís

Por terra e por mar, do Centro Histórico à Cidade Operária; das comunidades ao litoral: com atividades programadas para 9 dias intensos, o Mobiliza SLZ terá em 2023 a maior edição da história, tanto em alcance territorial quanto em engajamento dos empreendedores criativos que atuam na Ilha do Amor.

A programação, que ocorrerá durante a semana de celebração pelo aniversário de 411 anos de São Luís, conta com 124 iniciativas autônomas e independentes, que serão realizadas em mais de 20 bairros da cidade e terão o envolvimento direto de cerca de mil pessoas que trabalham com negócios ligados aos segmentos do turismo, da cultura e da economia criativa na capital maranhense, exatamente os eixos temáticos incentivados pelo movimento.

“Desde a origem, o Mobiliza SLZ se propõe a dar ainda mais visibilidade, possibilidades e fomento a conexões frutíferas entre pessoas que trabalham nas áreas de atuação do movimento. O Sebrae idealizou, mas quem realiza o Mobiliza todos os anos com muito afinco, dedicação e envolvimento são essas pessoas criativas, que têm investido cada vez mais na própria veia empreendedora. Com isso, a comunidade criativa ganha e a nossa cidade também”, destaca Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

Abertura

As atividades do Mobiliza começam já no início da manhã de sábado (02), com a Feira de Empreendedorismo do Quilombo Urbano da Liberdade (Shopping Rua Grande, Centro) e com a Feirinha do Armazém do Campo (Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, Centro); ambas as feirinhas criativas começam às 8h e dão o ponto de partida para o restante da programação, que segue ao longo do dia.

Já às 19h, será realizada a abertura institucional, no Multicenter Negócios e Eventos, durante o Festival da Cachaça, que também faz parte da programação do Mobiliza. Haverá participações de representantes do Sebrae Maranhão, dos apoiadores oficiais do Mobiliza 2023 (Alvorada Motos e Fiema/Sesi/Senai) e de outros parceiros do movimento.

Programação e app

Com quase 30 atividades agendadas somente para o primeiro dia, sábado (02), o Mobiliza SLZ terá iniciativas realizadas de forma individual, como workshops, oficinas, trilhas esportivas e shows musicais; e também diversas atividades colaborativas, como as feiras criativas que reunirão expositores das mais diversas áreas (artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar, etc), espalhadas por vários bairros de São Luís (Lagoa da Jansen, Cidade Operária, Centro, Coroadinho, etc).

O evento-âncora do Mobiliza este ano é o “Maranhão na Tela – 15 anos”, festival de cinema independente que será realizado de 04 a 09 de setembro, com mostra de filmes, oficinas, bate-papo e premiações no Kinoplex Golden (Golden Shopping Calhau) e no Teatro da Cidade (Centro).

A fim de possibilitar maior interação entre todos os realizadores de eventos, pela segunda vez, o público poderá acompanhar tudo e até montar a própria agenda, com base nas preferências pessoais, no aplicativo do Mobiliza, disponível gratuitamente tanto para Android quanto para iOS: “Mobiliza 2023”. Ao curtir uma atividade da programação diária, o app monta a agenda personalizada automaticamente e envia notificações do agendamento.

A ferramenta mostra a programação diária, com as descrições, datas, horários, locais e nomes dos responsáveis, com quem os usuários podem interagir e se conectar. Semelhante a uma rede social, o app permite publicações, comentários, compartilhamentos e troca de mensagens. Além disso, via aplicativo, durante os 9 dias de Mobiliza, o Observatório do Turismo de São Luís fará uma pesquisa de comportamento, a fim de identificar os impactos do movimento na cidade.

“O nosso propósito é integrar e conectar empreendedores criativos da Ilha do Amor, por isso, investimos muito na visibilidade dessas iniciativas. Essas atividades colaborativas são excelentes oportunidades de conexão e de geração de novos negócios. No mesmo local, tem dança e artesanato; produtos quilombolas e cultura; turismo e esporte”, detalha Danielle Abreu, coordenadora-geral do Mobiliza SLZ.

SERVIÇO

O que: Mobiliza SLZ 2023

Eventos: 124 iniciativas

Quando: 02 a 10 de setembro

Onde: Mais de 20 bairros de São Luís

Idealização: Sebrae Maranhão

Realização: Mais de 1.000 empreendedores da cultura, do turismo e da economia criativa

Programação: Aplicativo Mobiliza 2023 (Android e iOS) –

Sitemobilizaslz.com.br

Instagram: @mobilizasaoluis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.