Categorias
notícia

Livro “O Ritornelo”, de Jane Maciel, terá lançamento com a performance Loopoéticas

Nessa quarta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 18h, no Chão SLZ (Rua do Giz, 167, Centro Histórico), acontece o lançamento do livro de poesias de Jane Maciel, artista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA.

“O Ritornelo” reúne uma seleção de poemas escritos entre 2010 e 2022, nunca compilados em uma obra impressa, apresentando ao cenário cultural maranhense a produção poética da artista que desenvolve trabalhos cruzando diferentes linguagens como fotografia, artes visuais, sonoras e música.

“Para mim, esse livro é bem importante pois é minha primeira obra impressa. Já trabalhei com essas poesias em outros contextos artísticos, como em performances, exposições, músicas, e também em redes sociais, como no meu Instagram (https://www.instagram.com/oritornelo/), onde sempre faço associação entre poemas e fotografias artísticas. Mas o livro impresso é uma forma muito especial das/dos leitoras/es terem uma percepção mais completa da minha atuação como poeta. Afinal, sentar (ou deitar) e ler um livro é uma experiência de imersão e com isso adentramos no mundo de quem escreve e compartilhamos, mesmo que por instantes, esse mundo.”, afirma Jane Maciel.

Na ocasião do lançamento, haverá a performance Loopoéticas, uma ativação das poesias do livro com música e experimentos sonoros da autora com os artistas Bruno Ferreira, Emanuel Balata, Urias de Oliveira e João Simas. “Loopoéticas é uma performance criada por mim e Bruno Ferreira, já realizada com outros artistas, como Elton Panamby. Dessa vez, vamos fazer uma viagem pelas cinco seções do livro, convidando o público a sentir os poemas e ativar suas imagens de sonhos, devires e do agora”, conta Maciel.

“O lugar escolhido para o lançamento, o Chão SLZ, é muito propício para essa ação, pois se trata de um espaço independente de arte que sempre fomenta produções artísticas em múltiplas vertentes.” , complementa.

“Vejo que este lançamento será importante, pois também contribui para a divulgação da produção poética de uma mulher artista. O campo literário maranhense ainda é marcado pela relevância dada aos homens, ainda que tenhamos grandes poetas e escritoras, como Cynthia Martins, Jorgeana Braga e Raimunda Frazão. Espero que seja um momento que se lance luz sobre as mulheres poetas do nosso estado.” , acrescenta Jane Maciel, evidenciando as assimetrias de gênero nos campos da poesia e literatura do Maranhão.

Sobre a obra

A obra foi contemplada no Edital Nº 05/2022 Graça Aranha, de apoio à publicação de obras literárias da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). “É muito importante ressaltar a relevância desses tipos de editais da FAPEMA que apoiam a produção artística e cultural no contexto maranhense, cujos fomentos ainda são escassos, pois é fundamental compreender como a arte e a cultura expandem os modos de compreensão do mundo e de sua diversidade”, afirma a autora. O livro tem o selo editorial da EdUFMA, o que remarca o trânsito da autora entre o ambiente acadêmico e artístico.

Jane Maciel, autora de “O Ritornelo”

“As poesias do livro abordam desde percepções mais subjetivas a reflexões sobre nossa experiência em sociedade. Seu título remete ao conceito filosófico de Félix Guattari e Gilles Deleuze, que se refere aos processos de territorialização que demandam movimentos subjetivos e expressivos. O território é sempre simbólico, e neste livro, ele se fez sendo a poesia como recurso de pertencimento, inteligibilidade, e sobretudo, a matéria sensível que produz outro modo de estar no mundo. Escolhi poesias de 2010 a 2022, pois foi justamente quando experimentei esse conceito como vertente poética e como experiência de vida: desde o partir e me desterritorializar, quando sai de São Luís para viver no Rio de Janeiro, no intuito de cursar o mestrado e doutorado. Foi nesse contexto que conheci o conceito de Ritornelo e decidi dar esse nome a meu blog de poesias, ainda e sempre funcionando como um arquivo digital (www.oritornelo.blogspot.com). Depois a ideia assumiu outras perspectivas, com a volta a minha cidade de origem e com as muitas mudanças que aqui vivi e vivo, até minha mais recente reterritorialização em meu novo lar, em Paço do Lumiar, em 2022.”, explica a autora.

SERVIÇO

O quê? 

Lançamento do livro de poesias O Ritornelo

Onde?

Chão SLZ – Rua do Giz, 167, Centro Histórico

Quando?

30 de agosto de 2023 (quarta-feira), a partir das 18h

Mais informações: 98-98108-8443

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.