Categorias
notícia

Programação itinerante do Festival Amazônia Encena Na Rua chega a Açailândia

Após uma surpreendente abertura em São Luís, o Festival Amazônia Encena na Rua segue itinerante para mais cidades, espalhando arte, diversão e reflexão.

O festival, que atraiu um público impressionante de mais de 5 mil pessoas na praça Nauro Machado, no Centro Histórico da capital maranhense, alcança três cidades do interior do Maranhão.

A programação itinerante já passou por Vitória do Mearim e Santa Inês, oferecendo oficinas de Elaboração de Projetos Culturais, seguidas por divertidas apresentações do espetáculo “Os Cenouras”, do Rio de Janeiro.

Agora é a vez de Açailândia, nesse fim de semana, dias 19 e 20 de agosto.

Essa extensão do festival visa levar a experiência teatral para além da capital, proporcionando às comunidades do interior a oportunidade de se envolver com a cultura e as artes de uma forma única.

Veja a programação

Açailândia 

Oficina de Elaboração de projetos;

Data: 19 de agosto, às 14h – Viena Educar;

Inscrição: https://bit.ly/3OCgZYU.

Apresentação do espetáculo “Os Cenouras” (RJ);

20 de agosto, às 19h, em Pequiá, Praça Maçaranduba.

A programação itinerante do Festival Amazônia Encena na Rua visa conectar pessoas de diferentes cidades por meio das artes, proporcionando oportunidades educacionais e culturais únicas.

As oficinas de Elaboração de Projetos Culturais buscam capacitar os participantes a criar e desenvolver suas próprias iniciativas culturais, contribuindo para a diversidade cultural da região.

Sucesso em São Luís

A programação em São Luís se destacou por atrair milhares de pessoas, transformando a escadaria da praça Nauro Machado em um Teatro Grego. Durante 6 dias, entre 8 e 13 de agosto, se transformou em um epicentro de alegria e inspiração, com mais de 5 mil pessoas assistindo grandes obras do teatro de rua amazônico e brasileiro.

Um dos destaques foi o espetáculo “O Auto da Compadecida”, apresentado pelo Grupo Maria Cutia, de Minas Gerais, que atraiu um público de 1.200 pessoas no último dia 12 de agosto. A reimaginação dessa obra-prima da cultura brasileira com sotaque mineiro encantou e cativou os espectadores, marcando uma noite inesquecível de teatro.

Sobre o Festival Amazônia Encena na Rua

O Festival Amazônia Encena na Rua é um evento cultural anual que busca levar as artes cênicas e circenses para espaços públicos e ruas da Amazônia Legal, democratizando o acesso à cultura e proporcionando experiências únicas para as comunidades.

Com uma programação diversificada, o festival promove a circulação da arte amazônica pelos estados que a compõe, enriquecendo as cidades e unindo pessoas por meio da arte.

Sobre “Os Cenouras” em São Luís

Em “Os Cenouras”, Afonso Xodó e Prego trazem ao público uma divertida aula sobre os cuidados que devemos ter quando o assunto é o lixo e a importância da reciclagem e reutilização de materiais. Porém, a aula é repleta de confusões e interrupções, resultando em uma guerra de lixo entre esses dois parceiros atrapalhados.

Através de conflitos e reviravoltas, eles percebem que a cooperação é a chave para um final feliz, contando com a participação ativa da plateia para essa grande lição.

Ficha Técnica:

Texto e Interpretação: Fabio Freitas e Leo Carnevale;

Direção: Márcio Libar;

Figurinos, Adereços e Cenário: Valdevinos de Oliveira;

Produção do Espetáculo: Carnevale Produções.

A programação é totalmente gratuita. O Festival é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, idealização do O Imaginário, com patrocínio master da Energisa e Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Imagem destacada / Cena do espetáculo “Os cenouras”: reflexão sobre o lixo. / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.