Categorias
notícia

Antônio Gonçalves comenta os desafios do Andes-SN

Fonte: Agência Tambor

O único professor do Maranhão a presidir o Andes-SN foi Antônio Gonçalves, do departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Andes-SN, entidade importante, é o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que representa professores de ensino superior e ensino básico, técnico e tecnológico no país.

No último dia 16 de maio, foi encerrado o processo eleitoral do Andes-SN, o mais acirrado do século XXI. Concorreram três chapas. Venceu a Chapa 1, do grupo do qual Antônio Gonçalves faz parte, o mesmo que está hoje no comado dessa instituição sindical.

A Agência Tambor ouviu Antônio Gonçalves, que definiu sua chapa como a que “defende um sindicato autônomo em relação a governos, partidos políticos e reitorias”.

Na opinião do professor da UFMA e ex-presidente do Andes-SN, o grande desafio da futura gestão “é avançar na campanha salarial 2023/2024 e nas negociações com o governo federal”. No setor das estaduais/municipais, ele diz que “há várias greves em curso, como nas estaduais do Paraná, e negociações difíceis como nas estaduais da Bahia”.

Reajustes

As assembleias das seções sindicais do Andes-SN aprovaram o reajuste emergencial linear de 9%, proposta apresentada pelo governo federal. O aumento é sobre a atual remuneração total e passou a vigorar no dia 1º de maio. O Andes-SN reivindicará ao governo 27% de reajuste.

Durante o governo Michel Temer e, principalmente durante o governo de Jair Bolsonaro, as universidades federais foram abandonadas e, mais do que isso, perseguidas.

O último reajuste salarial da categoria havia sido feito no governo de Dilma Rousseff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.