Categorias
notícia

Artistas, pesquisadores e estudantes de Teatro da UFMA realizam o 1° Recortes: cenas artístico-científicas no cotidiano da cidade

Prossegue nessa sexta-feira (5) a primeira edição do Recortes. O evento reúne acadêmicos e professores do curso de Graduação em Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para o compartilhamento de experiências em pesquisas que envolvam a criação como metodologia para cenas performáticas junto à comunidade em geral.

O encontro acadêmico-científico reúne artistas, pesquisadores e estudantes que tenham a pesquisa-criação como metodologia.

A programação de sexta-feira (5), a partir das 10h, inicia com a palestra “Ponta de Flecha”, com o professor mestre Vinícius Viana, prosseguindo com diversas palestras e workshops até 18h30. Durante a noite, a partir das 19h30, no Teatro Cazumbá, serão apresentadas as cenas criadas a partir dos estudos da disciplina “Cena e performance”, ministrada pela professora doutora Michelle Cabral e alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFMA. 

Segundo Michelle Cabral, a arte vivenciada na Universidade pode também ser disseminada cada vez mais para a comunidade, em outros lugares na cidade, com toda sua diversidade estética e política.

“Neste 1° Recortes nós estamos com uma programação diversa, congregando também artistas e performers de nossa cidade. O objetivo é extrapolar os muros da Universidade, inserindo a comunidade para que participe das cenas de grupos e artistas locais de forma gratuita e acessível à população de São Luís”, explicou Michelle Cabral.

Durante o dia as atividades acontecem no Teatro de Bolso e na Sala de Jogos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), na UFMA. Pela noite, as apresentações serão no Teatro Cazumbá, na Rua Portugal, na Praia Grande (Reviver), Centro Histórico.

Na abertura do evento aconteceu a palestra-performance “Pesquisas, trânsito e passagens de um corpo na rua”, com o professor mestre Leônidas Portella, sucedido por apresentações comentadas e workshops, mostra de trechos do espetáculo “Cazumbeira” e bate-papo com o diretor e coreógrafo Américo Azevedo, sob mediação da professora doutora Tânia Ribeiro (UFMA).

 “Recortes” é uma realização da UFMA, através do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, do grupo Cena Corpo, com apoio do Instituto de Artes Cazumbá e da Miramundo Produções Culturais.

 A programação completa poderá ser acessada através do link https://bit.ly/Programa-Recortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.