Categorias
notícia

15 de Março: Dia Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio

Fonte: Site da Apruma

Entidades do movimento estudantil e sindical da educação convocam para o dia 15 de março, em todo o Brasil, o “Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio”. O objetivo do protesto é pressionar o governo federal a reverter os retrocessos impostos ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens brasileiros.

O Andes-SN e suas seções sindicais irão fortalecer as atividades que devem ocorrer em diversos estados e também no Distrito Federal. Em São Luís, a Apruma – Seção Sindical do ANDES – SN convoca seus(as) filiados(as) para o ato que se concentrará a partir das 16h, em frente à Biblioteca Benedito Leite, na praça Deodoro.

Histórico

O projeto de Reforma do Ensino Médio foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016 (MP 746). A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem ouvir educadores, educadoras e estudantes, promoveu um verdadeiro retrocesso no processo de ensino.

Milhares de protestos, ocupações estudantis e greve de docentes, técnicos e estudantes eclodiram no país para tentar barrar a proposta, que acabou aprovada no Congresso Nacional. Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada ligados à Educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal se manifestaram contra a proposta, que foi sancionada em 2017.

Em 2023, estamos vivenciando não só as contradições do segundo ano da implementação do Novo Ensino Médio, que foi aprovada em 2017, mas também os efeitos perversos em relação aos discentes e docentes. Já no começo deste ano, o Andes-SN apresentou à equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva a carta “Onze pontos programáticos em defesa da Educação Pública”.

O documento reivindica, em seu ponto oitavo, a revogação do Novo Ensino Médio e da Resolução CNE/Cp 02/2019, que altera as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e professoras para a Educação Básica (BNC formação), articulada à Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica. “Esses dispositivos rebaixam a formação universitária do(a)s docentes da educação básica e a formação da juventude em geral”, afirma o Sindicato Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.