Categorias
notícia

Governo encaminha proposta de 9% de reajuste para servidores federais

Fonte: Site da Apruma

Na reunião da Mesa de Negociação Permanente, na última sexta-feira (10), o governo federal apresentou inicialmente uma proposta de 8,4% para reajuste dos salários dos/as Servidores/as Públicos Federais, mais os R$ 200 sobre o Auxílio-Alimentação, que foram anunciados anteriormente.

A proposta, resultado de mais de três horas e um debate acalorado, gerou uma reação negativa de imediato entre os representantes do funcionalismo público federal, uma vez que o segmento teve seus salários achatados e sofreu perdas que ultrapassam os 26%, se considerar somente os quatro anos do governo Jair Bolsonaro.

Contudo, nessa nova rodada, de acordo com o 1º Tesoureiro do Andes-SN, Amauri Fragoso, o governo anunciou uma novidade: para atingir o patamar de 8,4% de reajuste, será necessária a aprovação de dois Projetos de Lei no Congresso Nacional. Um seria o que estabelece o reajuste das categorias e outro, um PLN – Projeto de Lei do Congresso Nacional – alterando a Lei Orçamentária Anual para realocar R$ 300 milhões à rubrica destinada ao custeio de salários do funcionalismo.

Para Fragoso, o movimento pode ser entendido como uma manobra para deixar com o Congresso Nacional a decisão acerca da recomposição salarial do conjunto das servidoras e servidores federais.

Após pressão das entidades, o governo encaminhou, nesta terça-feira (14/03), a proposta “de reajuste linear no percentual de 9,0% sobre a atual remuneração total, a vigorar a partir de 1º de maio de 2023”.

Atento à negociação, o Andes – Sindicato Nacional realizará, no dia 16/03, a reunião do setor das federais, em Brasília, para discutir a proposta do governo. Na ocasião, a APRUMA será representada pela professora Francisca Taveira, primeira secretária da Seção Sindical, que ratificará o posicionamento aprovado em assembleia local, realizada no dia 02 de março, isto é, “pela definição dos 7,8% de reajuste como ponto de partida e autorização dos representantes a negociar a ampliação do percentual”.

A próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente acontece em 20 de março.

Confira a live do Fonasefe sobre a reunião de 10 de março:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.