Categorias
notícia

Sintes repudia demissão no Sindjus

Dois sindicatos estão em conflito.

De um lado, o Sintes-MA (Sindicato dos/as Trabalhadores/as nas Entidades e Centrais Sindicais, Associações, Federações, Órgãos de Classe, Entidades Não Governamentais e Partidos Políticos no Estado do Maranhão). Estes trabalhadores e trabalhadoras são denominados sindicatários.

Do outro, o Sindjus (Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão).

O Sintes (veja nota abaixo) alega que uma das suas diretoras e funcionária do Sindjus, Vania Soares Silva, foi demitida injustamente. Segundo a organização dos sindicatários, “em um ato extremista, no último dia 31 de janeiro de 2023, o senhor presidente do Sindjus/MA demitiu a funcionária Sindicatária VANIA SOARES SILVA, diretora de Assuntos Previdenciários do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado do Maranhão – SINTESMA, detentora de estabilidade sindical”.

Ainda de acordo com o Sintes, o Sindjus/MA é reincidente e em janeiro de 2015 demitiu um funcionário que também detinha estabilidade sindical por representar a categoria sindicatária.

Já o Sindjus emitiu uma nota (leia aqui na íntegra) afirmando que cumpre os direitos trabalhistas. “Sobre a suposta estabilidade sindical da ex-funcionária, por conta de esta integrar a Diretoria do Sintes-MA, após ofícios encaminhados por este, questionando o desligamento da senhora Vânia Soares Silva, o Sindjus-MA submeteu a contenda à sua Assessoria Jurídica que se manifestou pela permissividade da rescisão do contrato de trabalho da ex-funcionária”, afirma a entidade.

Compare as notas dos dois sindicatos (abaixo do Sintes e neste link do Sindjus).

NOTA DE DENÚNCIA E REPÚDIO

SINDICATO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA DO MARANHÃO COMETE INJUSTIÇA

Os tempos dos desmandos e do egocentrismo que massageiam egos conflituosos ainda estão embutidos na sociedade brasileira. Alguns atores ainda possuem o infeliz entendimento de que podem se sobrepor às leis constituídas. Em um espaço onde a lei deveria ser um pilar de sustentação e o trabalhador ter seus direitos respeitados, não passa de um circo de horrores. O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão – Sindjus/MA, com apenas um ato irracional, jogou na latrina as leis trabalhistas que asseguram estabilidade ao trabalhador que exerce mandato sindical. Com apenas um equívoco intelectual o Sindjus/MA fere as leis e demonstra que nem todos podem receber o adjetivo de “TRABALHADOR”.

Em um ato extremista, no último dia 31 de janeiro de 2023, o senhor presidente do Sindjus/MA demitiu a funcionária Sindicatária VANIA SOARES SILVA, diretora de Assuntos Previdenciários do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado do Maranhão – SINTESMA, detentora de estabilidade sindical.

Cabe, a nós, do SINTES/MA, denunciar nesta nota que o empregador Sindjus/MA, já é reincidente na prática antissindical, e de forma imoral, em um passado recente datado de janeiro de 2015, demitiu um funcionário e nosso dirigente sindical naquela ocasião, que também detinha estabilidade sindical por representar a categoria dos(as) trabalhadores(as) Sindicatária.

A prática antissindical do Sindjus/MA ignora sumariamente a condição de dirigente sindical da Sindicatária VÂNIA SOARES SILVA. E assim, de forma autoritária, não valoriza e nem reconhece os funcionários do Sindjus/MA como trabalhadores iguais a eles.

Todos os dirigentes do Sindjus/MA em nada se diferem da companheira Sindicatária VÂNIA SOARES SILVA, no que tange, todos ocuparem a mesma posição na pirâmide social.

Chega a ser paradoxal que um dirigente sindical não respeite a representatividade de outro. Chega a ser vil que um trabalhador disponha do cargo para oprimir outro. Chega a ser covarde. Mas, não é estranha essa prática. Os oprimidos tendem a ser opressores mais severos que seus algozes quando exercem cargos de destaques.

Assim, o SINTES/MA vem denunciar e repudiar veementemente a demissão sumária e sem justo motivo da companheira e sindicalista VÂNIA SOARES SILVA, e funcionária do Sindjus/MA. Diante deste ato patronal imoral do Sindjus/MA, a direção do SINTES/MA já tem buscado todas as medidas cabíveis para a sua reintegração ao local de trabalho para que labore normalmente, seja respeitada e valorizada.

O SINTES/MA não irá se acovardar frente a esse desmando de quem não se enxerga mais como TRABALHADOR e nem faz jus ao cargo que exerce para representar uma categoria. São Luís – MA, 09 de fevereiro de 2023.

Atenciosamente, Diretoria do, SINTES-MA – Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) nas Entidades e Centrais Sindicais, Associações, Federações, Órgãos de Classe, Entidades Não Governamentais e Partidos Políticos no Estado do Maranhão.

2 respostas em “Sintes repudia demissão no Sindjus”

É importante ressaltar, que a estabilidade do dirigente sindical, garante o direito do dirigente durante o mandato e mais 1 ano após o término. Caso o patrão demita esse dirigente, desrespeitando o acordo e a lei, o trabalhor tem por direito, receber o salário e demais vantagens que ele teria direito durante período de estabilidade. Como presidente do SINTES, pude comprovar, que a maioria dos dirigentes sindicais, tem a mesma visão e percepção dos empresários, dos patrões, principalmente quando se trata dos direitos trabalhistas.
Nossa Solidariedade ao SINTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.