Categorias
notícia

Publicação “Caminhos da boiada” apresenta cartografia cultural do bumba meu boi em São Luís

Será lançado na próxima quarta-feira, 7 de dezembro, às 19h, na sede do Cresol (Casa do Maranhão), o mapa “Caminhos da Boiada: um mapeamento cultural de grupos de bumba meu boi em São Luís”. A publicação é resultado de 3 anos de pesquisa do Grupo de Estudos Culturais do Maranhão (Gecult-MA), ligado ao Departamento de Comunicação da UFMA e coordenado pela professora doutora em Comunicação, Letícia Cardoso.

O mapa impresso, que será distribuído gratuitamente no evento de lançamento, constitui uma cartografia que apresenta os nomes, os endereços, os sotaques e um QR code que direciona o leitor para um mapa digital com a rota e localização exata das sedes de 76 grupos de bumba meu boi na capital.

De acordo com a pesquisadora Letícia Cardoso, “a pesquisa surgiu por percebermos a falta de mapeamentos das práticas culturais no Maranhão. Este é o primeiro mapa do bumba meu boi no Estado e pretendemos ampliá-lo cada vez mais até conseguirmos incluir todos os grupos”, destaca. Além disso, a professora pontua que o objetivo do mapa é contribuir para o registro, a difusão e o reconhecimento dos grupos de bumba meu boi em nossa cidade. “Embora sejam considerados patrimônio imaterial da humanidade, os grupos de bumba-boi ainda enfrentam grandes dificuldades para manter sua cadeia produtiva ativa o ano inteiro. E a comunicação representa uma estratégia importante nesse processo de visibilidade e reconhecimento social. Nesse sentido, o mapa Caminhos da Boiada é um recurso de comunicação que servirá a esse propósito, facilitando a identificação dos grupos e o acesso dos apreciadores e consumidores da nossa cultura”, avalia.

A produção do mapa, desenvolvido no contexto do projeto Metodologias de Pesquisa em Estudos Culturais: um olhar comunicacional sobre as culturas populares no Maranhão, pelo Gecult, teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão – Fapema, através do edital Universal (2018). Além disso, contou com duas bolsas de iniciação científica (Fapema e CNPQ) concedidas às estudantes de jornalismo da UFMA, Thalia França e Paloma Correa, que estiveram diretamente envolvidas na pesquisa durante 3 anos.

Na ocasião do lançamento, os líderes dos 76 grupos que compõem o mapeamento vão receber exemplares do mapa para seu acervo pessoal. Também serão distribuídos exemplares para bibliotecas e casas de cultura.

Caminhos da Boiada 

A pesquisa tomou emprestado o nome “Caminhos da Boiada” de uma rua do Centro de São Luís (atual Rua Manuel Jansen Ferreira), chamada Caminho da Boiada, por ser parte da rota feita pelo gado durante o século XIX e início do XX, rumo ao matadouro público. Até então, as manifestações de bumba-boi eram perseguidas na cidade, por conta da cultura escravista e preconceituosa dos poderosos, que proibiam as festividades de povos negros. 

Ao ganhar força, a partir da década de 1960, o bumba-boi conquistou novos caminhos, podendo dançar em bairros centrais. A caminhada não mais seria para o abate do gado, mas para as festividades do touro que morre e renasce todos os anos no imaginário popular. 

Próximos itinerários

O mapa Caminhos da Boiada é um projeto em construção que que representa uma fase da investigação e prevê atualização e revisão dos pesquisadores junto aos grupos de Bumba meu boi. Por isso, sua versão impressa apresenta, nesta etapa, 76 grupos de bumba-boi. Esses dados serão ampliados em sua versão digital, num site, que tem previsão de lançamento para 2023. Assim, os grupos que por algum motivo não puderam ser contemplados nesta edição, terão a oportunidade de integrar o mapeamento na próxima etapa.

SERVIÇO

O Quê: Lançamento do Mapa Caminhos da Boiada

Quando: 7 de dezembro, quarta, às 19h

Onde: Cresol (Casa do Maranhão), Rua do Trapiche, Praia Grande – Centro

Público: Estudantes, professores, pesquisadores, artistas e brincantes

Contato: Profª Letícia Cardoso – coordenadora – Cel/whats: 9.9993-0050

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.