Categorias
notícia

Noite para lembrar 50 anos sem Torquato Neto

Para lembrar meio século da morte do poeta Torquato Neto, completado no último dia 9 de novembro, a Editora Passagens promove, juntamente com o Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, a noite “50 ANOS SEM TORQUATO – COM TORQUATO”.

Na ocasião, será exibido o filme “O Terror da Vermelha”, gravado em super-8 por Torquato em 1972, em “Tristeresina”, como ele nomeou a cidade onde nasceu.

Acontecerá também o lançamento de dois livros: “Navilouca ReVista” e “Torquato Tristeza Teresina”, ambos de Isis Rost. O primeiro é sobre a mítica revista organizada por Torquato Neto e Waly Salomão em 1972, mas lançada apenas dois anos depois, reunindo a nata do experimentalismo brasileiro na literatura, no cinema e nas artes no período. O segundo aborda a relação do poeta com a cidade de Teresina através de quatro momentos: a infância e a juventude; a última viagem, quando realizou “O Terror da Vermelha”; a chegada do corpo à Teresina, e a comoção provocada pelo suicídio, e dez anos depois, quando é lançada a segunda edição do livro “Os últimos dias de Paupéria”.

Em seguida, leituras de poetas convidados e som Tropicalista.

“Torquato Tristeza Teresina” faz parte da coleção “Livrinho também é livro”. A versão colorida em e-book de ambos os livros está disponível para download gratuito no blog: editorapassagens.blogspot.com

SERVIÇO

“50 anos sem Torquato – com Torquato”.

 Local: Solar Maria Firmina dos Reis – Rua Rio Branco, 420 – Centro.

 Data: 16 nov 2022 (quarta-feira)

 Hora: a partir das 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.