Categorias
notícia

Grupo de Pesquisa da UFMA lança ferramenta de planejamento para ajudar quem está empreendendo

O MCIC é um dos resultados de uma pesquisa financiada pela Fapema e será lançado no dia 16/11 às 19h no SebraeLab em São Luís.

O Grupo de Pesquisa ETC (Comunicação, Tecnologia e Economia), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Mestrado Profissional em Comunicação da UFMA, lança o livro digital “MCIC – Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas”.

Baseado no diagnóstico do momento contemporâneo com um cenário de crises diversas, o livro explora os conceitos de comunicação, economia, modelos de negócios e empreendedorismo para vislumbrar alternativas. A partir desse diagnóstico surgiu a ferramenta MCIC (Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas), que pode ser utilizada por organizações públicas, privadas, grandes, pequenas, antigas ou novas visando solucionar diferentes problemas por meio da identificação dos públicos, como podem ser alcançados, quais recursos podem ser gerados, de que forma, quais devem ser investidos, quais as atividades fundamentais para que a iniciativa funcione, os custos que a operação gera, entre outros elementos. 

A obra é de autoria do professor Ramon Bezerra Costa e da professora Larissa Leda F. Rocha, ambos do Curso de Comunicação Social da UFMA, e está estruturado em dois capítulos. O primeiro apresenta os conceitos básicos necessários para a compreensão do Modelo: comunicação, economia, empreendedorismo e modelos de negócios. O segundo traz a ferramenta intitulada MCIC: Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas.

O coordenador do ETC e um dos autores da obra, Ramon Bezerra, explica duas terminologias centrais para a ferramenta: “A palavra ‘iniciativas’ refere-se àquelas ações empreendidas com o objetivo de resolver algum problema. Pode ser uma política pública, uma empresa, um movimento social, entre incontáveis outros tipos. Já ‘contemporâneas’ indica o esforço de se pensar em uma temporalidade que reúne passado, presente e futuro simultaneamente, sem se identificar demais com o presente para não reproduzir modismos, sem se perder nas idealizações do futuro e consciente do passado para não repetir erros ou tratar como novos modelos gastos”.

Ensaio visual

O livro possui imagens que compõem um ensaio visual feito exclusivamente para a obra pela professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA e também integrante do ETC, Patrícia Azambuja. O objetivo do ensaio é experimentar e fazer refletir sobre o não dito, o apenas sentido, propondo imersões pelas temáticas desenvolvidas na publicação por meio de experiências estéticas.

Minicursos

Quer saber mais sobre a publicação? Serão oferecidos dois minicursos gratuitos visando o estímulo a iniciativas empreendedoras a partir do MCIC. O primeiro com o objetivo de apresentar a ferramenta e os conceitos que a sustentam e o segundo voltado para como aplicar a ferramenta e criar empreendimentos. Quer saber quando? Acompanhe os perfis do ETC em várias plataformas disponíveis aqui.

Serviço

O quê: lançamento do livro digital “MCIC – Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas”.

Quando: 16 de novembro de 2022, às 19h.

Onde: Sebraelab São Luís (Sítio do Rangedor – Av. Jerônimo de Albuquerque – Cohafuma, São Luís – MA).

Como participar: baste se inscrever, gratuitamente, preenchendo o formulário disponível neste link.

Para saber mais…

Se quiser conhecer o ETC acesse seu perfil em diferentes plataformas neste link ou envie um e-mail para etc@ufma.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.