Fonte: Agência Tambor
Foi realizada nos dias 7 e 8 deste novembro a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional +2 de SAN, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e o Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional.
A reunião foi em modalidade presencial e faz parte de uma série de conferências regionais. Os eventos estão em preparação para a conferência estadual prevista para 2023, que tem como objetivo alcançar todos os municípios do Maranhão.
A conferência reuniu instituições, sindicatos e coletivos de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Icatu, Raposa, Santa Rita, Alcântara, Morro e São Luís. Dentre os presentes estavam o Clube de Mães da Pindoba, Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, a Central de Movimentos Populares, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais, o Centro de Cultura Negra e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A falta de participação social, a fragilidade da política da segurança alimentar e os cortes de verbas para as merendas escolares, agravado durante o governo Bolsonaro, foram citados como obstáculos para a melhora dos índices de nutrição do estado.
A vice-presidente do Conselho Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional, Concita da Pindoba, conta que a avaliação do evento foi positiva. “Tivemos debates calorosos e cada município pode falar de suas particularidades. A pauta tem que ser constante, especialmente agora com o aumento da fome e da insegurança alimentar”.