Categorias
notícia

Sociedade se mobiliza para defender o Parque Estadual do Mirador

Fonte: Agência Tambor

Enquanto o mundo debate os problemas relacionados a questão ambiental, as mudanças climáticas, no Maranhão o agronegócio (incluindo latifundiários, grileiros, madeireiros) atua para devastar, matar, poluir, liquidar, pensando unicamente em dinheiro, sem nenhum compromisso com a vida.

Um exemplo são os sucessivos ataques ao Parque Estadual do Mirador, área de cerrado, formalizado em 1980, onde estão as nascentes do Rio Itapecuru. O mesmo Itapecuru que abastece a maior parte dos moradores de São Luís.

E quem defende esse Parque, o maior do Estado, são as comunidades rurais, formadas por agriculturas e agricultores familiares. Enquanto isso, o agronegócio adota, ao longo do tempo, uma linha de tentar corromper o poder público, criminalizando os camponeses.

Para tratar sobre essa questão, o Jornal Tambor dessa terça-feira (08/11) entrevistou Edimilson Costa, Secretário de Políticas Agrárias da Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão (Fetaema).

(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com Edimilson Costa)

A Fetaema, junto com o Defensoria Pública do Estado, o Conselho Estadual de Direitos Humanos e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), esteve reunida no último dia 4, com integrantes de 20 diferentes comunidades que vivem na região.

Eles discutiram formas de enfrentamento, relataram as agressões e ameaças que vem sofrendo e decidiram pedir uma audiência com o governador Carlos Brandão.

Segundo Edimilson, as comunidades tradicionais que residem na região, bem antes da criação do Parque, seguem sofrendo com “a ações de grileiros, fazendeiros e latifundiários”.

Edimilson Costa em entrevista ao Jornal Tambor

Na entrevista, o dirigente da Fetaema comentou também sobre a questão internacional, sobre toda a preocupação que o dito “mundo civilizado” tem tido com as mudanças climáticas, falou sobre a chegada de Lula ao poder e sobre as dezenas de municípios que dependem do Rio Itapecuru, que por sua vez depende do Parque Estadual do Mirador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.