Categorias
notícia

Oportunidade para a formação em música clássica percorre o Maranhão


A Academia Jovem Concertante está de volta ao Maranhão e desenvolve uma série de atividades em São Luís e em mais seis cidades no estado: Santa Inês, Pindaré Mirim, Igarapé do Meio, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Miranda do Norte. Em cada uma delas serão realizados concertos didáticos e sociais em escolas e instituições de ensino, até 8 de agosto, sob a direção artística da pianista Simone Leitão (foto), além de concertos abertos ao público, com acesso gratuito.

O diferencial da etapa maranhense é uma equipe de três jovens mentores artistas, com a presença do maestro paraibano Marcos Arakaki, que rege e prepara a orquestra. No programa estão obras de Heitor Villa-Lobos, J.S. Bach, Edvard Grieg, Clovis Pereira e Guerra-Peixe.

A Academia Jovem Concertante Maranhão 2022 é patrocinada pelo Instituto Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, numa realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, Brasil Classical e Olga Produções. Para esta rodada de atividades no Maranhão a Concertante conta com 26 jovens músicos, na sua maioria maranhenses.

Mapa de talentos

A AJC foi fundada em 2012 pela pianista e doutora em Música, Simone Leitão, com a missão de qualificar jovens músicos clássicos de todo o país e levar a música sinfônica a localidades que naturalmente não são expostas a esse idioma artístico. Nesses 10 anos, o projeto visitou 15 estados do país em 18 etapas, duas delas no Maranhão (em 2014 e 2015).

“O talento não tem CEP”, afirma Simone Leitão, doutora em Música e criadora do projeto da Orquestra Jovem Concertante. “Acreditamos que o Maranhão tem muitos talentos e poucas oportunidades de treinamento, por isso estamos de volta. Mais do que oferecer conhecimento de forma horizontal, o projeto propõe o intercâmbio entre a região Sudeste e outros estados do Brasil”, completa.

Em cada etapa são selecionados jovens de 16 a 28 anos de idade – estudantes de música ou em fase de profissionalização – para um programa de qualificação com base em prática orquestral intensa, em um sistema de clínica imersiva e música de câmara.

“A Academia Jovem Concertante é um incrível projeto de orquestra, que não só ajuda jovens músicos a alavancarem suas carreiras, mas também leva a música de concerto a lugares e pessoas que não tem um fácil acesso a esse tipo de música ao vivo. É o meu 8° ano de AJC e já tocamos em obras, praças de cidades em interior, teatros e salas de concertos”, diz Carol Santa Rosa, atual spalla da orquestra (principal violinista), selecionada em edição anterior do projeto.

Os instrumentos são violino, viola, cello, contrabaixo e flauta. Cada selecionado tem todas as despesas pagas e recebe uma bolsa incentivo.

SERVIÇO

Agenda de Concertos da Academia Jovem Concertante
 
03/08 – 20h – Buriticupu – Praça da Cultura

04/08 – 20h – Bom Jesus das Selvas – Praça João Fabricante

06/08 – 20h – São Luís – Teatro Arthur Azevedo

07/08 – 17h – Miranda do Norte – Igreja Católica de Nossa Senhora Aparecida

Patrocínio: Instituto Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, Brasil Classical e Olga Produções

SIMONE LEITÃO

Recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia, é uma das mais atuantes pianistas brasileiras. Levou a música clássica brasileira ao exterior por meio do projeto Brasil Classical Series e idealizou programas que popularizam a música erudita no Brasil, como a Academia Jovem Concertante e a Semanas Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela Universidade de Miami (Estados Unidos), Mestrado pela Norges Musikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. É especialista nas obras para piano e orquestra de Vil la-Lobos.

MARCOS ARAKAKI

Regente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, tem passagens pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e Orquestra Sinfônica da Paraíba, onde atuou como regente titular e, no exterior, dirigiu a Filarmônica de Buenos Aires, a Sinfônica de Xalapa, Orquestra da American Academy of Conducting, em Aspen, a Filarmônica da Universidade Autônoma do México, a Kharkiv Philharmonic da Ucrânia e a Boshlav Martinu Philharmonic da República Tcheca. Desde 2008 vem desenvolvendo um trabalho à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.