Categorias
notícia

Mercado de games cresce no Maranhão

Dois jogos maranhenses participaram do Big Festival, maior festival de games, criação e negócios e networking da América Latina.

O mercado de games vem crescendo significativamente no Maranhão. De acordo com mapeamento realizado pela Associação de Desenvolvedores de Jogos do Maranhão (AMAGAMES), o faturamento do setor saltou de 100 mil em 2019 para 500 mil no ano passado. São nove empresas no segmento e cerca de 130 desenvolvedores de jogos atuando no estado.

O crescimento no mercado e a qualidade dos jogos desenvolvidos no Maranhão têm se destacado e conquistado projeção nacional e internacional.

Big Festival disponibilizou mais de 200 jogos para o público. Foto: Ascom / Sebrae

Pelo segundo ano consecutivo, dois jogos maranhenses foram selecionados para participar do Big Festival (Best International Games Festival), que aconteceu no período de 7 a 10 de julho, em São Paulo.

Em 17 categorias diferentes, foram selecionados para participar do Big Festival 92 jogos de 31 países, sendo 24 de produtoras brasileiras.

Os jogos maranhenses que participaram do evento como finalistas foram o UniDuni, do Studio Clops – que concorreu na categoria Melhor Multiplayer, e o Undergrave, desenvolvido pelo Wired Dreams Studio, participando do Panorama Brasil, uma mostra não competitiva.

A gestora de projetos de Economia Criativa do Sebrae no Maranhão, Danielle Abreu, explicou que a atividade de jogos eletrônicos faz parte desse segmento, que no Brasil tem experimentado um crescimento forte não só na receita, mas também no número de usuários. “O faturamento da indústria de games representa hoje mais do que as indústrias de cinema, música e literatura que, somados, geram divisas bastante expressass”, afirmou ela.

Ações com foco na formalização, capacitação para a gestão empreendedora e de acesso a mercado, como a participação das duas empresas no Big Festival, são iniciativas empreendidas pelo Sebrae Maranhão, que desde 2018 vem apoiando esse segmento. “O Maranhão tem um potencial fantástico e o Sebrae tem ajudado a consolidar isso, por meio de ações de planejamento empresarial, modelagem de negócios, gestão de projetos de equipes, finanças, marketing, com atenção para a propriedade intelectual”, constata a gestora Danielle Abreu. “Nos honra muito saber que o segmento tem crescido tanto a ponto de ter um destaque em nível nacional e internacional”, disse ela.

Heitor Dias, cofundador do Clops Game Studio, ressaltou o apoio do Sebrae para o segmento. “O Sebrae Maranhão é um dos parceiros mais importantes e atuantes do ecossistema de desenvolvimento de jogos no estado. A atuação vai desde a capacitação dos estúdios, incentivo e ampliação da formalização dos empreendimentos e também a contribuição para que as empresas consigam maturidade o suficiente para a atuação no mercado internacional. Somos muito gratos por sua atuação e faremos de tudo para que essa experiência se aprimore e continue ajudando cada vez mais o mercado local”, afirmou Heitor.

Região Nordeste concentra 14% dos desenvolvedores de jogos do Brasil.

De acordo com os dados divulgados pelo site Forbes, houve um crescimento de mais de 160% na quantidade de estúdios nacionais em atuação, na comparação com o ano de 2019, quando eram 375, pulando para 1009 em 2022. A Pesquisa Nacional da Indústria de Games foi publicada pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), constando a evolução do segmento.

Ainda segundo os dados da pesquisa, a região Nordeste concentra 14% do número de desenvolvedores do Brasil. A maior concentração permanece na região Sudeste (57%), seguida da região Sul (21%), Centro-Oeste (6%) e Norte (3%).

Imagem destacada: Heitor Dias apresenta o UniDuni, um dos jogos finalistas na categoria Multiplayer. Foto: Ascom /Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.