Categorias
notícia

Médica Remédios Branco ganha prêmio internacional

Fonte: Agenda Maranhão

A médica infectologista maranhense Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco ganhou o Prêmio Brics Women’s Innovation Competition Award, concedido pelo Brics, grupo de países de mercado emergente, em relação ao seu desenvolvimento econômico, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Maria dos Remédios é professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem o website https://mariadosremedios.com.br/, onde disponibiliza informações sobre doenças infectocontagiosas para a população. O espaço foi referência, em termos de informações científicas, de interesse público, no período da pandemia da Covid-19. O canal no Youtube é: https://youtube.com/channel/UCvFYtaULS29c_cGlerYB4nQ
Instagram.com/sitemariadosremedios/

Foram 15 ganhadoras do prêmio do Brics, três de cada país membro, que receberam o prêmio chamado Mulan. No Brasil, as vencedoras foram Renata Tomazeli, CEO do Youfeel Health; Marciele Delduque, fundadora da Rede Marianas Mulheres que Inspiram; e Monica Pinhanez, co-fundadora da Zeka Educação Digital.

Além disso, de cada país integrante do bloco foi escolhido um projeto liderado por mulheres que se destacou no combate à pandemia de Covid-19. Maria dos Remédios Branco foi a escolhida do Brasil.

Todas as vencedoras serão convidadas a visitar a China como uma oportunidade de intercâmbio e capacitação.

Remédios Branco

“Estou muito feliz por ter sido uma das quatro brasileiras contempladas com a Premiação do Brics Women’s Innovation Competition Award 2022. No meu caso, recebi o prêmio especial em reconhecimento ao combate à pandemia de Covid-19”, informa a médica maranhense.

No Brasil (em especial no estado do Maranhão), a médica realizou um importante trabalho social, durante a pandemia da Covid-19, de divulgação científica sobre a doença, por meio de entrevistas em emissoras de rádios, televisões, portais e em comunidades locais, caso das quebradeiras de coco, mulheres que trabalham com o extrativismo do coco babaçu.

Um dos serviços sociais de destaque de Maria dos Remédios Branco foi disponibilizar, no início da pandemia, em março de 2020, o website para informar a população sobre os cuidados corretos e as medidas preventivas contra a Covid-19.

O trabalho, por meio do website e pelas inúmeras entrevistas que concedeu e transmissões ao vivo que participou, foi importante na conscientização da população.

“Essa vitória representa o reconhecimento do meu papel como mulher, médica infectologista, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão”, afirmou.

Em março de 2021, recebi o reconhecimento da Fundação Lemann na campanha “Toda mulher é uma potência”, que conta 18 histórias de mulheres e sua atuação durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.

Em 2020 e em 2021, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos me homenageou com “Reconhecimento do empenho e compromisso com a luta em defesa da vida contra a pandemia da Covid-19”.

Nestes dois anos de pandemia, além das publicações no site e no Youtube, concedi entrevistas; fiz palestras; participei de lives e de programas de TV e de rádio; gravei vídeos e áudios para a mídia, totalizando 158, em 2020; e 208, em 2021.

Nessa pandemia, o caminho tem sido árduo, com muito sofrimento e superação. “Precisei, além do esforço, de entusiasmo para chegar até aqui”, pontuou a homenageada.

Hoje, ela reforça a importância das vacinas, e não apenas para a Covid-19. “É muito importante superar essa hesitação vacinal, já que perdemos o certificado de erradicação do sarampo”, lamenta a infectologista, cujo trabalho é também atuar em educação.

Prêmio

Com o apoio de Huawei, Deloitte e organizações do Brics, o concurso visa reconhecer boas práticas, promover conhecimento e gerar desenvolvimento social e econômico.

Em uma rede social, o CEO da Huawei no Brasil, Derrick Sun, afirmou que “a Huawei tem orgulho de cooperar com prêmios como esse, que demonstram a importância de romper as barreiras para ajudar o mundo inteiro a avançar na igualdade de gênero e construir negócios mais inovadores e sustentáveis”.

Em 2021, o Brics Women’s Innovation Competition Award contemplou as brasileiras Fabiane Kuhn, CEO e Co-fundadora da Raks Agricultural Technology, Francesca Giobbi, CEO e Fundadora da Freedomee Brasil Marketplace e Luciana Rodrigues, co-fundadora da Circular Químicos.

A ideia do concurso surgiu em 2020, a partir de uma proposta feita pelo representante da China durante uma reunião dos Brics, e contou com o suporte de todos os membros do grupo econômico. Além de reconhecer e dar visibilidade a projetos liderados por mulheres, o Brics Women Innovation Contest representa mais um avanço para a cooperação internacional entre os países em desenvolvimento.

Com informações do site CRI Published

Uma resposta em “Médica Remédios Branco ganha prêmio internacional”

uma quadra a inteligência feminina

endeusa-te o glamour de una magia
relva-te o ser de célico oásis ó musa!
viva-te o gozo astral de flóreas luas
em amar e saber velem-te os dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.