Categorias
notícia

Carta ao povo brasileiro pela soberania e contra a privatização da Eletrobras

Fonte: Agência Tambor

No último sábado, 11 de junho de 2022, a Eletrobras completou 60 anos de aniversário, empresa que tanto orgulha o povo brasileiro e contribui para o desenvolvimento nacional, levando luz e dignidade à população, a exemplo de programas como o Luz Para Todos.

Neste ano, o aniversário da Eletrobras representa a luta dos trabalhadores organizados enfrentando a tentativa do governo Jair Bolsonaro de privatizar esse grande patrimônio nacional.

Caso a privatização da Eletrobras se concretize, a energia elétrica no Brasil se tornará um artefato de luxo e impagável para maioria dos brasileiros, além de colaborar para a desindustrialização do país, ampliando ainda mais as taxas de desemprego e os preços de alimentos.

A Eletrobras é a maior empresa do setor elétrico da América Latina, com 125 usinas de geração de energia elétrica (51.125 MW), sendo 80% de base hidráulica, 71.000 quilômetros de linhas de transmissão, tendo seu patrimônio avaliado em quase R$ 400 bilhões. No entanto, Bolsonaro quer entregá-la por um preço 15 vezes inferior, lesando assim toda a sociedade brasileira.

Além do aumento da tarifa, os apagões se tornarão mais frequentes, como no Amapá, onde a empresa de fornecimento de energia elétrica já foi privatizada e sua população pagou um preço muito caro com isso, enfrentando quase um mês sem energia elétrica.

Estamos diante de um escandaloso e criminoso projeto que tramitou no Congresso Nacional a toque de caixa, sem ouvir o povo brasileiro.

É urgente impedir este retrocesso e, para isso, convocamos a todos sindicatos, movimentos populares e população em geral a se juntar nessa luta. Diversas manifestações vão ocorrer em todo território nacional puxadas pelas Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.

Vamos à luta defender o patrimônio do povo brasileiro.

Viva os 60 anos da Eletrobras!

Para subscrever a Carta ao povo brasileiro pela soberania e contra a privatização da Eletrobrasclique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.