Nova diretoria do STTR de Penalva toma posse

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Penalva, na Baixada Maranhense, está sob nova direção para o próximo quadriênio 2022/2026, na presidência de Raimunda Selvina Pinheiro Correa (“Mundica”) e Cleane como vice. Na oportunidade, delegadas e delegados sindicais da base também foram empossados. A organização é filiada à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão

O evento aconteceu na última sexta-feira (10), pela manhã, na sede da entidade. A posse contou com a presença de Ângela Silva, presidente da Fetaema; Nilvane dos Santos, secretária de Políticas Sociais (Fetaema), Iracema de Jesus Miranda, coordenadora da Baixada (Fetaema); presidente do STTR de Viana; Patrícia, representando o deputado federal Zé Carlos; Marcos Vinícius, técnico agrícola da Agerp (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), além de outros representantes de entidades de classe. Também marcaram presença o ex-prefeito Edmilson Viegas e o ex-vereador Josa.

Posse foi prestigiada pelos filiados,
filiadas e lideranças políticas

A presidente da Fetaema demonstrou confiança no trabalho a ser desenvolvido pela nova presidente Mundica à frente do sindicato. “Este é o início de uma nova etapa, onde será necessário união e muito trabalho para desenvolver um projeto que venha beneficiar a classe trabalhadora rural. Quero lembrar os companheiros da responsabilidade que temos de irmos às urnas no dia (2) de outubro para escolhermos o nosso presidente. Este é um momento importante para todos nós e para o nosso país. Precisamos votar em quem sempre defendeu os nossos interesses”, reforçou Ângela Silva.

Já o ex-prefeito Edmilson Viegas enalteceu os fundadores do STTR de Penalva, no início da década de 1970. “Meu pai, saudoso Inocêncio, sempre falava das dificuldades que enfrentava para levar a ideia de sindicalização aos trabalhadores rurais da época. Muitos não acreditaram quando foi prometido meio salário mínimo a todos que se associassem. Um verdadeiro sonho para aquela gente. Com muita luta o que era apenas mais um sonho, se tornou realidade. Um dos grandes entusiastas do projeto, que deu uma grande contribuição para essa conquista, foi o saudoso pároco da cidade, padre Cordeiro”, lembrou Edmilson.

Ele disse ainda que é um defensor da causa dos trabalhadores rurais. Observou também que, quando criança, ajudou o pai na lida com a roça. “Parabenizo a nova diretoria e deixo aqui o meu apoio ao trabalhador rural, que é quem alimenta a todos nós. Juntos podemos fazer de Penalva uma cidade mais próspera”, concluiu o ex-prefeito.

A vice-presidente Cleane teve uma participação muito importante nessa conquista. Segundo ela, é muito gratificante o sabor da vitória e saber que tudo valeu a pena. “A nossa vitória foi muita expressiva, com mais de 750 votos de diferença. Estamos todos muito entusiasmados com a possibilidade de fazermos um grande trabalho nesses próximos quatro anos. Quero agradecer a todos que contribuíram para esta belíssima vitória. Juntos somos fortes”, exclamou Cleane.     

A presidente Mundica agradeceu a todos os associados que confiaram e votaram na Chapa 1. Falou da responsabilidade que é representar e defender os trabalhadores rurais de Penalva, uma vez que o apoio público municipal, estadual e federal não tem correspondido aos anseios da classe.

“Precisamos nos unir em torno de um projeto vencedor, que contemple verdadeiramente aos nossos associados. Contem comigo e com o meu trabalho para juntos fazermos a diferença, através de uma gestão séria, responsável, onde trabalhador rural seja tratado com respeito e dignidade, do jeito que eles merecem. Da minha parte só gratidão, muita gratidão”, disse. Ainda de acordo com Mundica, a sua gestão dará um novo dinamismo às políticas públicas já desenvolvidas pelo sindicato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.