Categorias
notícia

Solenidade de Corpus Christi 2022 retorna ao formato presencial em São Luís

Com o tema: “Comunhão, participação e missão” e o lema: “Que todos sejam um” (Jo 17,20), a Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de São Luís do Maranhão acontecerá dia 16 de junho, após dois anos com restrições na programação devido a pandemia.

Em 2022, a solenidade volta a ser celebrada de modo presencial, com retorno da procissão pelas ruas do centro histórico de São Luís. A programação inicia às 15h, no estádio municipal Nhozinho Santos, Vila Passos, com Missa presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelos padres da arquidiocese, diáconos, com presença de todos os ministros extraordinários da sagrada comunhão.

Toda a comunidade católica, das dez foranias e suas respectivas paróquias – ao todo 57 – deverão comparecer ao momentoque em sua última edição presencial, segundo informações da polícia militar, reuniu 15.000 fiéis, em 2019.

Durante o percurso da procissão, ocorrerá a benção com o Santíssimo Sacramento em três paradas. Após saída do Nhozinho Santos, os fiéis caminharão até a Igreja de São João, onde haverá a primeira benção. Na sequência, dirigem-se para a Igreja do Carmo, praça João Lisboa, para a segunda benção, seguindo para a Igreja da Sé, onde ocorrerá a terceira e última benção com o Santíssimo Sacramento.

As emissoras da rede católica de comunicação farão a transmissão da Missa no Nhozinho Santos. O percurso da procissão poderá ser acompanhado pelas redes sociais da arquidiocese.

Sobre Solenidade de Corpus Christi

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também chamada de Corpus Christi – expressão latina que significa Corpo de Cristo – é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus se reuniu com seus apóstolos para a Última Ceia. Nesse dia, Ele partiu o pão, deu a seus discípulos e disse: “Isto é o meu Corpo. Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: ‘Bebei dele todos, pois este é o meu sangue…’” (Mt 26,26).

Esse ato é repetido hoje pelos sacerdotes durante as Missas, no momento da consagração, em que ocorre a transubstanciação, isto é, quando as substâncias do pão e vinho (neste caso a hóstia e o vinho) se transformam no Corpo e Sangue de Cristo.

A Solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Em 1317,a festividade foi estendida para toda a Igreja, pelo Papa João XXII. A celebração da festa consta de Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a Missa são consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada será adorada no ostensório ao longo da procissão.

Tradicionalmenteos fiéis produzem tapetes temáticos com representações de trechos bíblicos, símbolos de movimentos eclesiais, pastorais e imagens do próprio Corpo de Cristo, em forma de hóstia ou no ostensório.

Programação Solenidade de Corpus Christi em São Luís (MA)

15h – Acolhida e apresentações de grupos de música, dança e teatro, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos.

17h – Santa Missa

Após a Missa – Procissão com o Santíssimo Sacramento, com paradas em três pontos para benção com o Santíssimo.

1º parada e benção: Igreja São João, Centro.

2ª parada e benção: Igreja do Carmo, praça João Lisboa.

3ª parada e benção: Igreja da Sé, praça dom Pedro II.

Imagem destacada / Igreja da Sé vai ser o ponto final das celebrações de Corpus Cristi / Foto: Prefeitura de São Luís

Uma resposta em “Solenidade de Corpus Christi 2022 retorna ao formato presencial em São Luís”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.