Categorias
notícia

O múltiplo artista Vicente Telles

Vicente Telles é ator, cantor, compositor, produtor musical e escritor. Atuou como presidente da ABRACNE (Associação Brasileira de Arte e Cultura do Nordeste).

Iniciou no meio artístico na década de 70, nos programas de auditório do Cine Art Palácio, em Santa Inês (Maranhão), apresentado pelo locutor Clélio Silveira. Vicente era convidado cativo nas programações. No início de 1975 foi para o Rio de Janeiro, em busca da realização de seus sonhos.

Em 1998 estreou na TV Globo como ator, durante o programa Domingão do Faustão, no quadro “Faça-me sorrir”, tendo enorme repercussão. A produção do Faustão levou Vicente para todos os cantos do Brasil em busca de algum “santo milagreiro” que o fizesse dar um sorriso. O ator Eri Johnson, os jogadores como Ronaldinho Fenômeno, Cafu, Zagalo, Romário, Raí, Zico, Leonardo, Edmundo, entre outros da Seleção Brasileira, também tentaram, mas ele tornou-se “O homem que não ri”.

Em 1999 Vicente Telles participou como ator em novos trabalhos, como na novela Mandacaru, contracenando com Roberta Close, e de vez em quando participava do programa Linha Direta, da Rede Globo.

Cantor e compositor com mais de 10 discos gravados, carreira que teve início em 1979, teve um dos seus trabalhos fonográficos produzido por Raimundo Fagner e outros com participações de Belchior, Cláudia Telles e Guilherme Arantes, entre outros nomes da MPB.

Seu primeiro LP, intitulado “Olhar de vagalume”, de 1984, teve Jairo Pires como diretor artístico.

Além de cantor, também compôs muitas músicas gravadas por intérpretes populares. Escritor, publicou em 2015 sua autobiografia “Na cola dos sonhos”. Recentemente, escreveu, em parceria com Isaac Soares de Souza, livros inéditos intitulados “Dinheiro bem vindo da silva” e “Novo Aeon, Apesar da Miséria…”

Em agosto de 2003 idealizou e realizou, junto com Getúlio Côrtes e direção musical de Leno Azevedo, o show “O pulo do Negro Gato”, um tributo a Getúlio Côrtes, compositor de inúmeras músicas gravadas por Roberto Carlos, com a presença de grandes estrelas como Fagner, Luiz Melodia, Jerry Adriani, Dr. Silvana & Cia, Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, entre outros artistas da Jovem Guarda.

Veja abaixo vídeos sobre Vicente Telles no programa Maranhão TV

Uma resposta em “O múltiplo artista Vicente Telles”

Meu parceiro em dezenas de composições inéditas e agora meu parceiro literário. À quatro mãos e duas mentes em ebulição, eu e Vicente, escrevemos dois livros: Dinheiro Bem-Vindo da Silva e Novo Aeon…Apesar da Miséria, que traça a trajetória de artistas que fizeram história no mundo da MPB e da música brega e suas mal contadas trajetórias e escândalos… Vicente polivalente, não mente e nem tem rabo preso com essa gente demente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.