Iema lança edital da I Mostra Científica do Maranhão

Para estimular a iniciação científica, promover a capilarização do conhecimento científico e divulgação da pesquisa, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) lançou o edital Nº 06, de 18/10/2021, a I Mostra Científica, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mediante Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020 “Feiras e Mostras Científicas”.

As inscrições estão abertas para estudantes do Iema e de todo o estado para participar da I Mostra Científica do Maranhão, que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro. Os interessados em apresentar trabalhos devem submeter propostas no período de 18 de outubro até 5 de novembro, na plataforma Ibutumy, no menu Inscrições I Mostra Científica (http://web.iema.ma.gov.br/mostracientifica), para a submissão de trabalhos nas modalidades pôsteres, exposições de protótipos e demonstração de experimentos e para a participação em minicursos.

Para o reitor Alex Oliveira, “a I Mostra Científica apresenta-se como uma oportunidade de dar visibilidade aos projetos coordenados e desenvolvidos por professores e alunos. É uma vitrine que oferece aos pesquisadores e à sociedade a chance de usufruir do conhecimento científico”.

A Mostra tem o propósito de solidificar como um evento anual que tem como público-alvo estudantes e professores das Unidades Plenas do Iema, regularmente matriculados no Ensino Médio e Técnico em Tempo Integral além de professores e estudantes convidados de outras instituições de ensino da educação básica das comunidades adjacentes ao instituto.

Para o coordenador de Pesquisa e Inovação do Iema, professor Antonio Fernandes, a I Mostra Científica do Maranhão é um dos maiores e mais importantes espaços não formais de aprendizagem já desenvolvidos no Estado do Maranhão.

“A I Mostra Científica do Maranhão, evento de divulgação científica das escolas públicas do Estado, organizada pelo Iema e fomentada pelo CNPq, é um espaço não formal e democrático de aprendizagem, uma vez que possibilita o acesso ao conhecimento científico a partir da popularização da ciência e sua capilarização às comunidades adjacentes a cada Unidade Plena do Iema, permitindo a troca de conhecimentos entre estudantes, professores, pesquisadores e órgãos diversos de forma interinstitucional. Além disso, o evento representa o reconhecimento de esforços dos diversos pesquisadores e estudantes que desenvolvem a pesquisa científica no Iema”, explicou.

Mais informações sobre o processo de inscrição, normas para submissão de resumos, certificados e premiações podem ser acessadas no edital pelo link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *