Boi da Floresta de Mestre Apolônio promove oficina de confecção da indumentária de cazumbá

O Centro Cultural Vale Maranhão realizará, de 26 a 28 de outubro e de 3 a 5 de novembro, duas oficinas de confecção da indumentária de um dos personagens mais emblemáticos do São João do Maranhão: o cazumbá.

A primeira oficina ensinará a confecção da famosa careta. Os alunos aprenderão como enfeitá-la, usando pintura, cordas, espelhos e outros elementos que caracterizam a máscara do personagem. 

Já na segunda leva de aulas serão produzidos três tipos de batas de cazumbá, com a explicação sobre a utilização de adereços e o modo correto de pintar o tecido.

As aulas serão ministradas por brincantes do bumba meu boi da Floresta de Mestre Apolônio, que, além da confecção dos itens, pretendem desenvolver junto aos alunos o processo de criação e interpretação do tradicional personagem, além de todo o simbolismo existente na elaboração enquanto objeto artístico.

Devido às restrições sanitárias por conta da pandemia de Covid19, as vagas para as oficinas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no site do Centro Cultural Vale Maranhão (www.ccv-ma.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *