Maranhão mobiliza prefeituras para vacinação de jovens de 12 a 17 anos contra a Covid-19

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando, em parceria com os municípios, a vacinação contra a Covid-19 do público de 12 a 17 anos. Uma das cidades que avança na imunização desse público-alvo é o município de Paço de Lumiar. 

“Agora estou bem mais tranquila, pois pude vacinar meus filhos; essa é uma medida muito importante”, afirma a dona de casa Linete Pereira da Silva, de 42 anos. A mãe de onze filhos conta que aproveitou o momento para garantir a primeira dose da imunização contra a Covid-19 dos filhos Vanessa Silva, de 13 anos, e Maycon Silva, de 12 anos.  

O secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Thiago Fernandes, destaca o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Maranhão. “O Estado do Maranhão autorizou a aplicação da vacina Pfizer contra a Covid-19 na faixa-etária de 12 a 17 anos em todos os municípios maranhenses. E nesta semana, em articulação junto aos municípios, a SES estará auxiliando nessa aplicação, para que possamos garantir a vacinação efetiva de todos os maranhenses”, ressalta o secretário adjunto Thiago Fernandes.

A ação conjunta entre as secretarias da Saúde (SES) e Educação (Seduc), em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, visa imunizar os jovens com a vacina Pfizer/Wyeth/BioNTech, conforme medida aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

“Hoje iniciamos aqui em Paço do Lumiar a vacinação dos novinhos e convidamos todos para virem tomar a primeira dose da sua vacina. Temos capacidade para vacinar até mil adolescentes por dia na sala de imunização do Erasmo Dias, e assim será feito em todo o estado do Maranhão. Nosso objetivo é retomar a normalidade, sobretudo na educação”, diz o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso. 

Paço do Lumiar é o décimo município maranhense a iniciar a vacinação de adolescentes no estado. No município, a vacinação desse público acontece no Centro de Ensino Erasmo Dias, até a próxima sexta-feira (20); após essa data a vacina estará disponível nos postos de vacinação do município. 

“Essa parceria entre o Governo do Estado e Sesi tem impulsionado bastante a vacinação em Paço do Lumiar. Já avançamos muito na imunização com as campanhas realizadas nos arraiais, e vacinar os jovens hoje me deixa muito feliz, principalmente por garantir a volta às aulas”, afirma a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo. 

O adolescente Francisco Gabriel Sousa, de 15 anos, é estudante do Centro de Ensino Erasmo Dias, e, acompanhado do pai Francisco Ideomar Sousa, aproveitou para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Convivo com muitas pessoas idosas na minha casa e como voltamos às aulas presenciais este mês, foi muito importante poder tomar a primeira dose da vacina hoje. Estou muito feliz”, conta o estudante Francisco Gabriel. 

Em Paço do Lumiar, os adolescentes devem comparecer ao local de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis, com documento oficial com foto, CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência. No caso de acompanhamento do aluno por responsável, será necessário também a apresentação da Declaração de Responsabilidade, que deverá ser emitida pelos responsáveis legais (pais) e pode ser feita manualmente. A vacinação será das 8h às 15h. A vacinação no Centro de Ensino Erasmo Dias se estenderá até sexta-feira (20).  

Até o momento, pelo menos dez municípios maranhenses iniciaram a vacinação do público de 12 a 17 anos. Além de Paço do Lumiar, também já estão imunizando este público-alvo: Barra do Corda, Amarante do Maranhão, Pedreiras, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís e Zé Doca.

Vacinação Profissionais de Comunicação

Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19, a SES antecipou em até duas semanas a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para profissionais de empresas de comunicação residentes em São Luís, através do Mutirão da Segunda Dose. A ação acontece no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Anil, o antigo Cintra, e foi aprovada pelos profissionais da área. 

Flávia Regina das Neves (Foto: Márcio Sampaio)

“Fiquei bem surpresa e satisfeita com a antecipação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Isso é muito bom porque sabemos a importância de estar 100% imunizados. Agora nós podemos trabalhar com um pouco mais de segurança e isso é muito gratificante”, comemora a radialista e assessora de comunicação, Flávia Regina das Neves, 38 anos. 

Outro profissional que aproveitou para concluir seu esquema vacinal foi o jornalista e social media, Mateus Silva de Oliveira, 23 anos. “Achei muito importante essa antecipação, por isso, aproveitei para garantir a conclusão do meu esquema vacinal logo no primeiro dia”, diz o profissional. 

A vacinação dos profissionais de empresas de comunicação residentes em São Luís ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.

Imagem destacada / Vacinação de jovens de 12 a 17 anos contra a Covid-19, em Paço do Lumiar / Foto: Márcio Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *