Mestre ‘Calça Curta’, do bumba meu boi da Maioba, é homenageado com mural

O projeto “Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão” finalizou neste sábado, dia 24, a pintura da imagem do mestre ‘Calça Curta’ no Barracão do Boi da Maioba, na MA-202, na zona rural da Ilha de São Luís. Já são cinco murais concluídos, de 10 que o projeto vai construir, neste ano de 2021, em sete cidades maranhenses.

A confecção de grandes ‘Murais da Memória’ e também de um documentário em homenagem a personalidades que marcaram a história do bumba meu boi do Maranhão é uma idealização do artista plástico e grafitteiro Gil Leros, em parceria com o bumba boi da Floresta, de Apolônio Melônio, tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Benfeitoria e do SITAWI Finanças do Bem.

O “Amo, Poeta e Cantador” já homenageou os mestres Leonardo (Boi da LIberdade), Francisco Naiva (Boi de Axixá), ‘Mundoca’ (Boi da Floresta), João Câncio (Boi de Pindaré), e, agora por último, o mestre ‘Calça Curta’ (Boi da Maioba). Logo no início do mês de agosto a equipe do projeto viaja para outras cidades e vai continuar as homenagens às personalidades do bumba meu boi do Maranhão.

José Raimundo Ferreira, o saudoso “Calça Curta”, falecido em 1992, é um dos fundadores, oficialmente, da manifestação cultural do Boi da Maioba, ao lado de ‘João de Chica’ e ‘Pedro Boca-Aberta’. Foi por meio deles que o batalhão ganhou sede própria, com direito a capela e um grande barracão, onde são realizados os principais rituais do Boi da Maioba, como ‘batismo’ e ‘morte’ da brincadeira. O local atualmente é conhecido como Associação do Boi da Maioba.

Com 124 anos de existência, o bumba meu boi da Maioba é coordenado, atualmente, pela família ‘Ferreira’, do mestre “Calça Curta”. O presidente da brincadeira é José Inaldo Ferreira (Zé Inaldo), filho de Calça Curta; e a vice-presidente, também diretora de Comunicação, é Cecilene Ferreira – neta dessa grande personalidade do bumba meu boi do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *