Categorias
notícia

Maranhão recebe nova remessa de vacinas Pfizer com 17.550 mil doses

O Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (27), mais um lote de vacinas Pfizer. São 17.550 doses do imunizante que serão utilizadas para dar continuidade à imunização de pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.  

“Estamos trabalhando para dar celeridade à vacinação de forma a alcançar o público conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde. Por ser um público novo, a orientação é que as doses sejam aplicadas todas como D1, o que nos dá tempo para a segunda dose já que o intervalo entre as doses é de 12 semanas”, disse a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

As doses foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI-MA), estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes. No local, as doses estão armazenadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86°.   

Doses estão armazenadas em ultrafreezers (Foto: Ruy Barros)

A distribuição das doses deverá ser iniciada a partir da segunda-feira (31), tendo como destino os municípios da Grande Ilha, além de Imperatriz e Balsas. A partir da próxima semana, também receberão doses da Pfizer os municípios de Caxias e Timon, para realizar a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades.  

Com a nova remessa, o Maranhão já recebeu 3.059.310 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.800.350 da AstraZeneca e 77.220 da Pfizer. Só nesta semana, o Maranhão recebeu 487.050 vacinas, sendo 469.500 doses de AstraZeneca, incluindo 300 mil doses extras enviadas pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.