Por uma política de manejo florestal de base comunitária no Pará: série de reportagens recupera saga de quase dez anos de luta

Blog Furo, editado pelo jornalista e professor universitário Rogério Almeida

Há nove anos comunidades tradicionais do estado do Pará empreendem uma luta para a efetivação da Política Estadual de Manejo Florestal, Comunitário e Familiar (PEMFCF). A jornada é realizada em parceria com ONGs e pesquisadores de variadas formações. 

Além da defesa do território, a política almeja financiamento para ações que possam garantir, além do uso racional dos recursos, a melhoria da qualidade de vida dos moradores de projetos de assentamentos agroextrativistas, territórios quilombolas e outras modalidades.

A série de três reportagens assinada por Rogerio Almeida e edição de Kátia Marko pode de ser acessada no site do Brasil de Fato do Rio Grande do Sul, onde o combate  popular encurtou a distância entre o Sul e o Norte. Saravá!!!

Abaixo os links com as matérias.

Primeira reportagem – o triste contexto de desmatamento e violência no Pará 

Segunda reportagem – A peleja pela efetivação da PEMFCF

Terceira reportagem – afinal de contas, o que é o manejo florestal de base comunitária?

Imagem destacada / Uma das muitas etapas de debate sobre o pleito para a efetivação da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar / Fonte: site do Observatório do Manejo Florestal Comunitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.