Categorias
notícia

Bolsonarismo e totalitarismo: semelhanças…

A obra “As origens do totalitarismo”, de Hannah Arendt, é um subsídio interessante para fazer alguns correlatos entre a gênese do movimento nazi-fascista e a atualidade no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, personificados nas figuras de Jair Bolsonaro e Donald Trump.

Nesse trecho (p. 511) Arendt aborda a figura e a missão do Líder:

“A suprema tarefa do Líder é personificar a dupla função que caracteriza cada camada do movimento – agir como a defesa mágica do movimento contra o mundo exterior e, ao mesmo tempo, ser a ponte direta através da qual o movimento se liga a esse mundo. O Líder representa o movimento de um modo totalmente diferente de todos os líderes de partidos comuns, já que proclama a sua responsabilidade pessoal por todos os atos, proezas e crimes cometidos por qualquer membro ou funcionário em sua qualidade oficial. Essa responsabilidade total é o aspecto organizacional mais importante do chamado princípio da liderança, segundo o qual cada funcionário não é apenas designado pelo Líder, mas é a sua própria encarnação viva, e toda ordem emana supostamente dessa única fonte onipresente. Essa completa identificação do líder com todo sublíder nomeado por ele e esse monopólio de responsabilidade centralizado por tudo o que foi, está sendo ou virá a ser feito são também os sinais mais visíveis da grande diferença entre o líder totalitário e o ditador ou déspota comum. Um tirano jamais se identificaria com os seus subordinados, e muito menos com dada um dos seus atos; poderia usá-los como bodes expiatórios, deixando, com prazer, que fossem criticados para colocar-se a salvo da ira do povo, mas sempre manteria uma distância absoluta de todos os seus subordinados e súditos. O Líder, ao contrário, não pode tolerar críticas aos seus subordinados, uma vez que todos agem em seu nome; se deseja corrigir os próprios erros, tem que liquidar aqueles que os cometerem por ele; se deseja inculpar a outros por esses erros, tem de matá-los. Pois, nessa estrutura organizacional, o erro só pode ser uma fraude: o Líder estava sendo representado por um impostor.”

Qualquer semelhança na relação entre Jair Bolsonaro e o ex-ministro Sergio Moro é mera coincidência. O mesmo vale para a demissão do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.