Já imaginou vários cursos da Universidade Federal do Maranhão instalados nos casarões e prédios do Centro Histórico de São Luís, com a Reitoria localizada no Convento das Mercês?
E se ao longo das ruas tortas e estreitas houvesse equipamentos de ensino, pesquisa e extensão, conectando o passado e o futuro através da Ciência, em prol do desenvolvimento do Maranhão?
Caberiam ainda cafés, livrarias, sebos, salas de cinema, novas quitandas, moradias estudantis e laboratórios para exercitar a criatividade e o pensamento em um dos lugares mais belos da cidade.
A inspiração dos três parágrafos acima está em uma das notas do escritor Josué Montello, no Diário da Tarde, escrita em 29 de janeiro de 1967, quando ele relata a cerimônia do nascedouro da Fundação Universidade do Maranhão; futuramente, UFMA.
Montello foi um dos reitores da primeira instituição de ensino superior do nosso estado e sonhava criar uma cidade universitária no Centro Histórico de São Luís.
Ouça aqui a nota de 1967, na voz do poeta Paulo dos Santos Furtado, que gentilmente nos cedeu essa interpretação, entre tantas outras leituras deliciosas, quando encara com elegância a figura do narrador.
Em sua vasta obra literária, Josué Montello tem no romance mais visibilidade; porém, os seus “Diário da manhã”, “Diário da tarde”, “Diário do entardecer”, “Diário da noite iluminada”, “Diário das minhas vigílias” e “Diário da madrugada”, que aparentemente são anotações sobre fatos pitorescos, revelam temas de forte valor histórico.
Na referida nota, o autor faz alusão ao desejo de transformar a Praia Grande, dotada de esplendoroso conjunto arquitetônico, em um grande centro cultural, lembrando o Maranhão de outrora.
O detalhe do excerto está no arremate, quando fica claro que, no calor de São Luís, não cabem as capas dos estudantes de Coimbra. Era só o romancista conversando com a sua imaginação.
Imagem destacada / Centro Histórico de São Luís visto do mar / Foto: Marizélia Ribeiro
8 respostas em “A UFMA na Praia Grande”
Muito bom,se essa possibilidade existe,que tenhamos está conquista,nas nossas ruas tortas ,nosso patrimônio que é espetacular,seria muito promissor!!!! Ed!!!
Vamos sempre sonhar, amiga Denise. Que o Universo ouça nossos desejos e os realize.
Muito bom,se essa possibilidade existe, que tenhamos essa conquista, nas nossas ruas tortas nosso patrimônio que é espetacular seria muito promissor!!!! Ed!!
Entrei no imaginário de meu pai é fiquei encantada! Ah se pudesse ter sido assim!
Querida Lilia, Josué sempre será uma referência viva para São Luís. Obrigado pelo comentário.
na praia grande destes sonhos
ou em qualquer parte desta ilha
o que mais quero todos os anos:
ufma sem comportamento fascista
Estou adorando a sua série de versos. Você é um artista.
e é recíproca e verdadeira
a união entre nós à poesia
evoé pra nós a vida inteira
e gratidão pela companhia